Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PCE dos EUA: aumenta 0,3% em dezembro, em linha com as projeções do mercado

PCE dos EUA: aumenta 0,3% em dezembro, em linha com as projeções do mercado

O índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA aumentou 0,3% em dezembro, de acordo com estimativas divulgadas nesta sexta-feira (31) pelo Bureau of Economic Analysis dos EUA, em linha com as projeções do mercado.

Em um ano, o PCE chegou a 2,6% — acima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve (Fed). Já no comparativo anual, o indicador também registraria uma alta de 2,6%.

A alta da inflação em dezembro ocorre após avanços de 0,1% e 2,4% no mês anterior. O núcleo da inflação, por sua vez, registrou aumento de 0,1% e 2,8% em novembro.

Publicidade
Publicidade

Núcleo do PCE avança

Já o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,2% no mês  em comparação com novembro, em linha com as expectativas.

O núcleo é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed) em suas decisões de política monetária, pois exclui as flutuações nos preços de alimentos e energia, que são considerados mais voláteis.

Qual o impacto do PCE?

O PCE é o índice de inflação favorito do Fed e auxilia o mercado a ajustar as expectativas para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês).

O Fomc decidiu manter a taxa de juros do país na faixa entre 4,25% e 4,50%, na primeira reunião do colegiado sob o governo de Donald Trump.

De acordo com o colegiado, indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir a um ritmo sólido e que a taxa de desemprego se estabilizou em um nível baixo nos últimos meses e as condições do mercado de trabalho permanecem sólidas. Já a inflação permanece um pouco elevada.

Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, avaliou, após a decisão do Fomc, que mantém o cenário base para o começo dos cortes de juros em março, mas ressaltou que tudo dependerá dos dados que saírem da economia norte-americana até lá.

Ele disse ainda que a decisão da autoridade monetária norte-americana veio dentro do esperado e mantendo uma postura de cautela com relação aos próximos passos. Porém, Kautz avaliou que o Fed manteve a porta aberta para um futuro corte de juros.

Você leu sobre PCE dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!