O índice do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, aumentou 0,1% em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Bureau of Economic Analysis (BEA). Já o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,1% no mês em comparação com outubro, após ter avançado 0,3% no mês anterior.
O indicador acompanhou as previsões dos analistas, que esperavam um aumento de 0,2%. Por outro lado, o núcleo do índice registrou uma alta de 2,4% nos 12 meses até novembro. A projeção consensual do LSEG também indicava um crescimento de 2,5% na comparação anual.
O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed) em suas decisões de política monetária, pois exclui as flutuações nos preços de alimentos e energia, que são considerados mais voláteis.

De acordo com o PCE, os gastos com consumo em outubro subiram 0,4%, ante consenso de alta de 0,5%. A renda pessoal avançou 0,3%, enquanto a previsão era de 0,4%.
Nesta quinta-feira (19), o BEA também divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que registrou um crescimento 3,1% no terceiro trimestre de 2024. Analistas ouvidos pela Reuters esperavam um aumento de 2,8% na estimativa do trimestre.
Esses índices são cuidadosamente monitorados pelo mercado, pois servem como base para o Federal Reserve avaliar a inflação no país. Em particular, o PCE desempenha um papel importante na formação das expectativas do mercado para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).
Você leu sobre PCE. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!