Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PCE sobe pouco abaixo do esperado em novembro

PCE sobe pouco abaixo do esperado em novembro

O índice do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, aumentou 0,1% em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Bureau of Economic Analysis (BEA). Já o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,1% no mês em comparação com outubro, após ter avançado 0,3% no mês anterior.

O indicador acompanhou as previsões dos analistas, que esperavam um aumento de 0,2%. Por outro lado, o núcleo do índice registrou uma alta de 2,4% nos 12 meses até novembro. A projeção consensual do LSEG também indicava um crescimento de 2,5% na comparação anual.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed) em suas decisões de política monetária, pois exclui as flutuações nos preços de alimentos e energia, que são considerados mais voláteis.

PCE

Publicidade
Publicidade

De acordo com o PCE, os gastos com consumo em outubro subiram 0,4%, ante consenso de alta de 0,5%. A renda pessoal avançou 0,3%, enquanto a previsão era de 0,4%.

Nesta quinta-feira (19), o BEA também divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que registrou um crescimento 3,1% no terceiro trimestre de 2024. Analistas ouvidos pela Reuters esperavam um aumento de 2,8% na estimativa do trimestre.

Esses índices são cuidadosamente monitorados pelo mercado, pois servem como base para o Federal Reserve avaliar a inflação no país. Em particular, o PCE desempenha um papel importante na formação das expectativas do mercado para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

Você leu sobre PCE. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!