Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Payroll surpreende e aponta 517 mil novos empregos nos EUA em janeiro

Payroll surpreende e aponta 517 mil novos empregos nos EUA em janeiro

Os dados do payroll de janeiro apresentaram a criação de 517 mil emregos no setor urbano nos Estados Unidos. Os números foram apresentados nesta sexta-feira (3) pelo Departamento de Trabalho e ficaram bem acima das projeções do mercado, que estavam entre 200 mil e 250 mil novos empregos. 

Os números ficaram bem acima também do mostrado pela pesquisa ADP desta semana, que apontou 106 novas vagas levando em conta apenas o setor privado. No payroll entram também os empregos do setor público.

O setor com maior crescimento foi o de serviços de alimentação e hospitalidade, com 128 mil novas vagas, sendo 99 mil deles em restaurantes e bares e outros 15 mil em hotéis e serviços de hospedagem.

Em serviços profissionais e negócios, o aumento foi de 82 mil vagas, sendo metade delas (41 mil) em serviços profissionais, técnicos e científicos. e outros 74 mil no setor público, inclusive 35 mil funcionários de universidades que retornaram de uma greve.

Nos serviços de cuidado com saúde o número subiu em 58 mil vagas, sendo 30 mil em serviços ambulatoriais, 17 mil em enfermagem e home care e outras 11 mil em hospitais.

A indústria registrou 35 mil novos empregos, sendo 25 mil na construção civil e 10 mil em fábricas, enquanto o comércio varejista teve um saldo de 30 mil vagas.

Payroll de janeiro mostra menor desemprego da série histórica

O índice de desemprego nos EUA, segundo o payroll de janeiro, chegou ao menor índice da série histórica, 3,4%, o equivalente a 5,7 milhões de pessoas sem trabalho. O índice de dezembro havia ficado em 3,6%.

O desemprego é um pouco maior entre os homens (3,2%) que entre as mulheres (3,3%). Por entia, o índice é maior entre os negros (5,4%) e hispânicos (4,5%) do que entre brancos (3,1%) e asiáticos (2,8%).

Dos desempregados, cerca de 1,9 milhão de pessoas estão paradas há menos de um mês, enquanto 1,1 milhão são considerados desempregados de longo prazo, por mais de seis meses.

Outros 4,1 milhões são trabalhadores em tempo parcial que preferiam estar empregados em tempo integral, mas não o fazem por opção das empresas.

Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize 20% na conta de luz de sua empresa.

Renda média do trabalhador tem aumento de 0,3%

A renda média do trabalhador norte-americano subiu 0,3% em janeiro, para US$ 33,03 por hora, dentro das projeções do mercado. Nos últimos 12 meses, a alta acumulada chega a 4,4%.

No setor privado, a média de horas trabalhadas por semana subiu também 0,3$, para 34,7 horas por trabalhador, enquanto na indústria esse aumento foi de 0,4%, para 40,5 horas semanais.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, admite que os números foram surpreendentes e corroboram a decisão de manter o aperto monetário pelo Fed, o banco central norte-americano, que aumentou novamente a taxa de juros nesta semana, para o intervalo entre 4,5% e 4,75% ao ano.

“O mercado avaliou a decisão do Fed de aumentar os juros em 0,25 p.p. de forma otimista, acreditando que o ciclo de alta poderia estar perto do fim, mas esses números mostram que ainda há margem para o aumento de juros”, explicou Kautz.

Segundo ele, o fortalecimento do mercado de trabalho é um sinal de que a pressão inflacionária continua forte. “A gente vê que o setor de serviços continua crescendo muito e já ultrapassou os níveis da pandemia, mostrando uma atividade ainda aquecida e que pode estimular a inflação”, diz.

Ouça o comentário completo abaixo.

Quer investir com assertividade e compreender o impacto de dados como o payroll de janeiro nos EUA na economia brasileira e no mercado de capitais? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.