De acordo com levantamento feito pelo Observatório da África, 29 países do continente africano possuem casos de coronavírus. As últimas nações a revelarem infecções são a Tanzânia, Somália e Benim. Além desses países, há casos de Covid-19 na Libéria, Etiópia, Quênia, Guiné-Conakry, Namíbia, Essuatini, Guiné Equatorial, República do Congo, Seicheles, República Centro Africana, Mauritânia e Sudão.
Ao todo, são 350 casos confirmados em todo o continente africano.
Impactos econômicos e sociais
Os possíveis impactos, sociais e econômicos, da Covid-19 no continente africano é uma questão que preocupa Vera Songwe, secretária executiva da Comissão Econômica da Nações Unidas, que chama atenção, principalmente, para a escassez de recursos médicos em alguns países.
Em entrevista para o jornal francês Le Monde, Songwe afirma que, assim como em todo mundo, o crescimento do continente africano foi revisto para baixo. A expectativa era de um crescimento em torno de 3,2% e agora deve ficar em 1,8%. De acordo com a secretária executiva, essa revisão para baixo se dá porque os principais parceiros econômicos do continente – China e União Europeia – “são mercados fechados hoje”.
Para Vera Songwe, os países mais afetados pela pandemia do coronavírus serão Nigéria, Argélia e Angola, pois, “são os três principais exportadores de petróleo do continente. Estima-se que, somente a Nigéria perderá US$ 19 bilhões”, disse a economista ao Le Monde.
Os países que mais preocupam, em termos econômicos e sociais, são, de acordo com Songwe, os países localizados na região do Saara, na África Central e na Somália. Porém, Vera Songwe destaca que os países do continente que já enfrentaram o ebola possuem expertise e podem ajudar as outras nações.
Em Moçambique, governo anuncia medidas preventivas
Em entrevista exclusiva para a EuQueroInvestir, Alorna Langa, gestora de projetos e moradora de Maputo, capital de Moçambique, disse que na última segunda-feira (16) o governo fez um comunicado e informou que ainda há casos, porém, Alorna afirma que isso “é pouco provável considerando o número de pessoas que chegam de outros países todos os dias”.
Sobre medidas preventivas por parte das autoridades, Langa informa que a única, até esse momento, foi “mandar cancelar eventos com mais de 300 pessoas”, medida que a gestora de projetos também considera pouco razoável levando em conta que “outros países estão a restringir eventos com mais de 10 pessoas”.
Alorna também contou a nossa reportagem como a população tem se comportado diante das notícias da pandemia do coronavírus. “A população mais instruída tem estado a tomar medidas preventivas. Algumas empresas estão a fechar por opção própria e também algumas escolas. Mas, aquelas pessoas menos instruídas e com pouco acesso à informação continua a agir normalmente como se nunca fosse chegar cá”, finaliza Alorna Langa.
Moçambique fica ao sul da África, região que também é conhecida como África Austral e faz fronteira com a África do Sul. O país possui uma população de 27 milhões e possui a maior reserva de gás do mundo, destaque para a bacia de Rovuma e, no sul do país, a de Inhambane. Os principais parceiros econômicos do país são África do Sul, Brasil, China e holanda.
Além de possuir a maior reserva de gás do mundo, Moçambique possui, de acordo com guias internacionais de turismo e com a Unesco, as praias mais belas do mundo, o que o torna um dos principais destinos de turismo do mundo.