Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Onda de calor pode aumentar conta de luz; entenda

Onda de calor pode aumentar conta de luz; entenda

A onda de calor que atinge o país desde a última semana causou temperaturas recordes e levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a determinar o acionamento de mais usinas termelétricas. O aquecimento causado pelo El Niño deve se repetir ao longo do verão e manter a necessidade de geração de energia – o que pode levar os preços da conta de luz para cima.

Na segunda-feira (13), o ONS registrou, pela primeira vez, demanda instantânea de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) acima de 100 gigawatts, acima do registrado ao final do mês de setembro, período em que outra onda de calor atingiu o país. 

Na terça-feira (14), o operador disse em nota que “a onda de calor que vem afetando boa parte do Brasil incidiu diretamente na demanda por energia elétrica”. Além disso, reforçou que o SIN “está preparado para atender às demandas de carga e potência da sociedade brasileira”. 

Segundo especialistas, o acionamento de fontes não renováveis por mais tempo deve ser o “novo normal” por ora, pelo menos, por atenderem melhor a demanda instantânea, na dinâmica de energia por um longo prazo. Isso porque as térmicas são capazes de prover maior potência.

Anteriormente, as térmicas só eram acionadas em períodos de reservatórios mais baixos. O apagão de agosto, no entanto, mudou a percepção de risco e levou o ONS a elevar a margem de segurança.

A consequência disso é a possibilidade de aumento das tarifas de energia para o consumidor.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Associação Brasileira das Geradoras Termelétricas (Abraget),  Xisto Vieira, disse que as térmicas são importantes para garantir a segurança energética do sistema, como neste momento da onda de calor: “As térmicas estão aqui para momentos como esse, de alta demanda pontual. Estudamos formas de ter térmicas mais esverdeadas, seja usando hidrogênio verde, seja associada à captura e armazenamento de carbono. Mas, para além disso, não podemos abrir mão desse tipo de geração.”