Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Núcleo do PCE dos EUA registra aumento de 0,3% em setembro

Núcleo do PCE dos EUA registra aumento de 0,3% em setembro

O núcleo do PCE dos EUA, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% em setembro em comparação com agosto; saiba mais.

O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% em setembro em comparação com agosto, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira.

O resultado de setembro correspondeu às expectativas dos analistas consultados pela FactSet. Na comparação anual, o núcleo do PCE teve um aumento de 2,7% em setembro, superando a previsão consensual da FactSet, que era de 2,6%.

O índice geral, que inclui essas categorias, teve um aumento de 0,2% em setembro em relação ao mês anterior, contra 0,1% em agosto, também alinhando-se às expectativas. No comparativo anual, a alta foi de 2,1%, conforme previsto.

Os preços dos alimentos subiram 1,2% em relação ao ano anterior, enquanto os serviços aumentaram 3,7%. Por outro lado, o custo da energia registrou uma queda de 8,1% no mesmo período.

Publicidade
Publicidade

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed) em suas decisões de política monetária, pois exclui as flutuações nos preços de alimentos e energia, que são considerados mais voláteis.

Fed de olho na inflação

O PCE desempenha um papel importante na adaptação das expectativas do mercado para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), marcada para a semana que vem.

Além disso, o BEA relatou que a renda pessoal dos americanos aumentou 0,3% em setembro, mantendo-se dentro da média dos últimos meses.

Esses índices são monitorados de perto pelo mercado, pois são os principais indicadores utilizados pelo Federal Reserve para avaliar a inflação no país. Após a pandemia, o Fed elevou as taxas de juros na tentativa de controlar a inflação, mas começou um movimento de redução em setembro.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, destacou que o resultado veio em linha e mais próximo do que o Fed espera.

Mas o núcleo de 2,7% ainda pede alguma cautela do Fed. Por isso devem reduzir o corte da próxima semana para 25 pontos-base ao invés de 50 pontos-base, mas ainda reduzindo a taxa de juros“, complementou.

Você leu sobre PCE dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!