O núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% em setembro em comparação com agosto, segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira.
O resultado de setembro correspondeu às expectativas dos analistas consultados pela FactSet. Na comparação anual, o núcleo do PCE teve um aumento de 2,7% em setembro, superando a previsão consensual da FactSet, que era de 2,6%.
O índice geral, que inclui essas categorias, teve um aumento de 0,2% em setembro em relação ao mês anterior, contra 0,1% em agosto, também alinhando-se às expectativas. No comparativo anual, a alta foi de 2,1%, conforme previsto.
Os preços dos alimentos subiram 1,2% em relação ao ano anterior, enquanto os serviços aumentaram 3,7%. Por outro lado, o custo da energia registrou uma queda de 8,1% no mesmo período.
O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed) em suas decisões de política monetária, pois exclui as flutuações nos preços de alimentos e energia, que são considerados mais voláteis.
Fed de olho na inflação
O PCE desempenha um papel importante na adaptação das expectativas do mercado para a próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), marcada para a semana que vem.
Além disso, o BEA relatou que a renda pessoal dos americanos aumentou 0,3% em setembro, mantendo-se dentro da média dos últimos meses.
Esses índices são monitorados de perto pelo mercado, pois são os principais indicadores utilizados pelo Federal Reserve para avaliar a inflação no país. Após a pandemia, o Fed elevou as taxas de juros na tentativa de controlar a inflação, mas começou um movimento de redução em setembro.
O economista-chefe da EQI Asset, Stephan Kautz, destacou que o resultado veio em linha e mais próximo do que o Fed espera.
“Mas o núcleo de 2,7% ainda pede alguma cautela do Fed. Por isso devem reduzir o corte da próxima semana para 25 pontos-base ao invés de 50 pontos-base, mas ainda reduzindo a taxa de juros“, complementou.
Você leu sobre PCE dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!