O novo premiê do Canadá, Mark Carney, fez um discurso contundente logo após sua vitória nas eleições, criticando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Carney acusou Trump de tentar enfraquecer a economia canadense por meio da imposição de tarifas comerciais.
“Tem alguém que está tentando enfraquecer nossa economia: Donald Trump. Ele colocou tarifas injustificadas no que construímos, no que vendemos e em como vivemos”, declarou Carney durante a cerimônia do Partido Liberal. Em resposta, ele prometeu manter as tarifas impostas pelo Canadá aos produtos norte-americanos até que os Estados Unidos demonstrem respeito ao país vizinho.
Carney também foi enfático ao afirmar que o Canadá jamais vai se tornar parte dos Estados Unidos. “De maneira alguma”, reforçou, buscando tranquilizar eleitores sobre a soberania nacional.
Mudanças econômicas e críticas à oposição
Além das disputas comerciais com os EUA, Carney anunciou medidas econômicas que pretende implementar em seu governo. Ele prometeu eliminar o imposto sobre o carbono que impacta famílias, agricultores e pequenas e médias empresas, além de interromper o aumento no imposto sobre ganhos de capital. “Nós achamos que os construtores devem ser incentivados a assumir riscos e recompensados quando obtêm sucesso”, destacou.
O novo premiê também criticou seu opositor, Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador, acusando-o de negligência ambiental. “Ele vai deixar nosso planeta queimar”, afirmou.
Por fim, Carney destacou a importância da unidade nacional e da construção de um país mais forte. “O Partido Liberal é unido, forte e pronto para lutar e construir um país ainda melhor”, concluiu.
Você leu sobre Novo premiê do Canadá. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!