Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Nobel de Economia: veja quem são os ganhadores

Nobel de Economia: veja quem são os ganhadores

Os economistas Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson foram os laureados com o Nobel de Economia de 2024, reconhecidos por seus estudos sobre a desigualdade de riqueza entre as nações e o impacto das instituições na prosperidade de um país.

O comitê do Nobel elogiou o trio por demonstrar que sociedades com instituições inclusivas, que protegem os direitos dos cidadãos, tendem a prosperar, enquanto aquelas com instituições extrativas, que exploram a população, enfrentam estagnação econômica.

Acemoglu, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e Robinson, da Universidade de Chicago, ganharam notoriedade com a obra “Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza”. Publicado em 2012, o livro explora as razões pelas quais algumas nações se tornam ricas e poderosas, enquanto outras permanecem pobres.

O trio apontou que as desigualdades atuais entre os países têm raízes históricas, muitas vezes ligadas às instituições formadas durante o período colonial.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

O comitê Nobel destacou que os economistas ajudaram a explicar como, após a colonização, algumas regiões desenvolveram sistemas inclusivos que fomentaram o crescimento econômico, enquanto outras mantiveram instituições extrativas, o que levou à estagnação e à exploração de suas populações. A disparidade de riqueza entre os países é uma questão persistente, com os 20% mais ricos sendo cerca de 30 vezes mais abastados que os 20% mais pobres, segundo o comitê.

Este prêmio reconhece a importância de entender como a estrutura política e econômica de uma nação pode determinar seu desenvolvimento e a prosperidade de sua população. No ano passado, o Nobel de Economia foi concedido à economista Claudia Goldin por sua pesquisa sobre disparidade salarial de gênero e o impacto da maternidade nos rendimentos das mulheres.

Os vencedores do prêmio dividirão 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhão), concedidas pelo Banco Central da Suécia. Embora o Nobel de Economia tenha sido introduzido em 1968, ele mantém o prestígio dos prêmios tradicionais em física, química, medicina e literatura, que foram estabelecidos pelo industrial Alfred Nobel em 1901.

Você leu sobre Nobel de Economia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!