No Brasil, o empreendedorismo feminino tem ganhado força e transformado a economia. Segundo o Sebrae, mais de 10 milhões de mulheres são donas do próprio negócio, e o setor de franquias tem sido uma das principais escolhas para esse crescimento.
A segurança de uma franquia testada, suporte operacional e um mercado em constante crescimento fazem com que muitas mulheres empresárias optem por esse caminho. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 13,5% em 2024, movimentando R$ 273 bilhões e superando a projeção inicial de 10%.
O crescimento do setor também trouxe mudanças significativas em sua composição. Segundo levantamento da ABF, a participação feminina nas redes franqueadoras passou de 46% para 57% entre 2015 e 2024, um aumento expressivo que reflete o protagonismo das mulheres nas franquias.
Nos cargos de liderança, o número também cresceu, saltando de 19% para 29% no mesmo período. Já entre as operações de franquias, a presença feminina subiu de 48% para 51%, consolidando a relevância das mulheres nesse mercado. Hoje, 32,2% das lideranças das franquias pertencem a mulheres, mostrando que a busca por independência financeira e flexibilidade profissional tem sido impulsionada pelas franquias.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, conheça histórias de mulheres empresárias que encontraram nas franquias um caminho para o sucesso e a realização profissional.
Caroline Rembowski – 5àsec
Formada em Administração, Caroline Rembowski atuou durante anos no setor de e-commerce. No entanto, sua trajetória profissional tomou um novo rumo após a chegada de sua segunda filha. Depois de retornar da licença-maternidade, foi desligada da empresa onde trabalhava e precisou repensar seu futuro profissional. O desejo de acompanhar o crescimento das filhas sem abrir mão da independência financeira fez com que Caroline considerasse o empreendedorismo.
Foi então que surgiu a oportunidade de investir na 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil. Ao perceber que uma unidade da marca em seu bairro, Alto da Boa Vista, em São Paulo, havia sido fechada, Caroline e seu marido entraram em contato com a franqueadora para verificar a possibilidade de reabertura. Descendente de franceses, seu marido já conhecia a história da marca e a solidez do negócio. Juntos, decidiram apostar na franquia e, em 2019, abriram sua primeira unidade.
Desde então, Caroline expandiu seus negócios e, atualmente, é proprietária de quatro unidades da 5àsec na capital paulista. “Trabalho desde os 17 anos e não era uma opção ficar em casa para me dedicar à maternidade. A chegada da 5àsec em nossas vidas foi fundamental para que eu conseguisse meus ganhos financeiros e ter condições de acompanhar o crescimento das minhas filhas”, destaca.
Sueli Souza – Água Doce Sabores do Brasil
Sueli Souza construiu uma carreira sólida como diretora regional de uma empresa varejista. Empreender nunca esteve em seus planos até que conheceu Angela Esteves, sua atual sócia, em um curso de MBA em Ribeirão Preto (SP). Durante os estudos, Sueli conheceu a Água Doce Sabores do Brasil e se encantou pela proposta da marca. A amizade com Angela levou ao convite para investir em uma unidade da rede, e, em 2010, abriram a primeira franquia da marca em Jaú (SP).
No início, a intenção de Sueli era apenas ter um investimento paralelo à sua carreira no varejo. No entanto, um dia, Angela precisou de ajuda na operação do restaurante e Sueli entrou para auxiliar. Pouco tempo depois, Sueli pediu demissão do emprego e decidiu se dedicar totalmente ao negócio.
O crescimento da unidade chamou a atenção da franqueadora, que sugeriu a expansão para uma segunda unidade. Em 2016, abriram uma loja em Limeira, tornando-se uma das poucas franqueadas da rede a administrar mais de um restaurante. “Nunca pensei que iria viver para o meu negócio. No início, a intenção era ter um investimento para conquistar a independência financeira que buscava. Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional”, reflete Sueli.
Caroline Dalago Cruz – Café Cultura
A busca por flexibilidade e qualidade de vida levou Caroline Dalago Cruz a deixar sua carreira no setor financeiro para investir em uma franquia do Café Cultura. Com formação em engenharia sanitária e ambiental, Caroline trabalhou em grandes instituições financeiras como Itaú, Safra e Fundo Pátria Investimentos antes de decidir empreender. Sua experiência mais longa foi na Petz, onde permaneceu por nove anos atuando nas áreas de planejamento estratégico e financeiro.
Com o nascimento de seu terceiro filho, que precisava de cuidados especiais, Caroline decidiu sair do mercado corporativo. “Ser apenas mãe me incomodava, eu queria continuar ativa”, lembra. Apaixonada pelo varejo, optou por abrir um Café Cultura, marca que conhecia desde a infância em Florianópolis. Hoje, Caroline é franqueada da flagship da rede em São Paulo, localizada no bairro de Moema.
Daniella Maia Tavares – Calçados Bibi
Daniella Maia Tavares encontrou no franchising a oportunidade de empreender no setor calçadista. Desde 2010, ela é franqueada da Calçados Bibi, rede que se destaca pela oferta de produtos infantis de alta qualidade. Em 2016, decidiu expandir seus negócios e inaugurou a primeira unidade da rede em um ponto de rua, na Praia de Ponta Verde, Maceió, tornando-se uma referência dentro da marca. O sucesso de sua operação fez com que sua trajetória fosse usada como modelo para futuras franquias.
Em dezembro de 2023, Daniella deu mais um passo ao abrir sua terceira unidade em Maceió. Daniella queria oferecer aos moradores um espaço exclusivo para produtos fisiológicos, que contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças.
Izaura Almeida Cardoso de Oliveira – Casa do Celular
Com mais de 20 anos de experiência no setor de telefonia, Izaura Almeida Cardoso de Oliveira decidiu transformar seu conhecimento no segmento em um grande império dentro de franquias. Atualmente, ela é master franqueada da Casa do Celular e administra 44 lojas espalhadas pelo Maranhão, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rondônia.
“A Casa do Celular me possibilitou profissionalizar ainda mais essa atuação, oferecendo uma estrutura sólida e recursos que fortalecem o negócio. Além das vantagens financeiras, como melhores condições de negociação e sistema personalizado”, afirma.
Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch – Divino Fogão
O Divino Fogão faz parte da trajetória da família de Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch há mais de duas décadas. Sua mãe, Maria Rita de Cássia da Paixão, é franqueada da rede há 11 anos, enquanto sua irmã, Tabata Paixão Oliveira Fontes, também gerencia uma unidade. Tatiana sempre teve proximidade com o segmento, mas foi após um momento delicado em sua vida que decidiu investir no próprio negócio.
Atualmente, ela administra três unidades da franquia no estado de São Paulo. “Acredito que sendo mulher, consigo ter mais cuidado, atenção aos detalhes e no tato com os funcionários. Muitas vezes, nossa intuição nos ajuda no direcionamento do negócio. Hoje, a maioria dos colaboradores são do gênero feminino e percebo que as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho”, afirma.
Bárbara Letícia Basso – Ensina Mais Turma da Mônica
Jornalista e pedagoga, Bárbara Letícia Basso sempre sonhou em atuar no setor educacional. Durante anos, trabalhou em escolas particulares e liderou revendas de cosméticos, mas foi na Ensina Mais Turma da Mônica que encontrou a oportunidade perfeita para empreender.
Desde 2021, ela é franqueada da rede e já faz parte do Conselho de Franqueados, auxiliando na expansão da marca no Rio Grande do Sul. “Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado”, destaca.
Samara de Oliveira – Microlins
A história de Samara de Oliveira com a Microlins começou como aluna da rede. Aos 15 anos, ela frequentava um dos cursos profissionalizantes da marca quando surgiu a oportunidade de seu primeiro emprego. Com dedicação e visão empreendedora, anos depois, tornou-se sócia da unidade onde havia estudado.
Atualmente, Samara gerencia nove franquias da Microlins, sendo sete em operação e duas em fase de implantação. Seu objetivo é expandir ainda mais. “Muito do que tenho, conquistei junto com a Microlins. Há muitos planos para o futuro, pois almejo estar à frente de 20 escolas da rede, abrir espaço para mais lideranças, mudar vidas e auxiliar os meus alunos a alcançarem as melhores posições no mercado de trabalho”, afirma.
Nayara Gomes Ferreira – Milon
Fisioterapeuta de formação, Nayara Gomes Ferreira decidiu empreender em 2019 no setor de moda infantil. Inicialmente, abriu uma loja de beachwear, mas, em 2021, viu na Milon a chance de se consolidar no segmento.
Hoje, Nayara é franqueada da marca no ParkShopping Brasília e no Campinas Iguatemi. “Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória. Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia. Desde então, tenho que provar como posso fazer a diferença no mundo empresarial. Um conselho que dou para as mães e mulheres que gostariam de ser empreendedoras é que escute seu coração, seja forte e saiba que as dificuldades fazem parte do processo, porém não desista e sempre faça acontecer”, incentiva.
Adriele Cristina – Oral Sin
Aos 41 anos, Adriele Cristina lidera clínicas da Oral Sin e ainda investe no setor gastronômico. Conhecida pelo seu perfil estratégico, ela se tornou referência dentro da franqueadora, identificando oportunidades de crescimento e expansão.
Além das clínicas, Adriele empreende com o marido no setor gastronômico, investindo em capacitação e estratégias para evolução dos negócios.
Alini Viana – TRATABEM
Administradora e especialista em Recursos Humanos, Alini Viana iniciou sua jornada na TRATABEM ao lado do marido. Em 2024, assumiu uma unidade da marca em São José do Rio Preto e já planeja novos investimentos.
“Estamos muito motivados com esse novo desafio e comprometidos em oferecer um atendimento diferenciado aos nossos clientes. Acreditamos no potencial da TRATABEM e na oportunidade de crescimento da unidade em São José do Rio Preto”, afirma.
Com histórias inspiradoras e trajetórias marcadas por desafios e conquistas, essas empresárias demonstram que as mulheres estão, cada vez mais, conquistando espaço e transformando o setor de franquias no Brasil.
Você leu sobre Mulheres e Franquias. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!