Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Mercado de franquias cresce 13,5% em 2024

Mercado de franquias cresce 13,5% em 2024

O mercado de franquias no Brasil registrou um crescimento de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O desempenho positivo foi impulsionado pela recuperação do consumo, motivada pelo baixo nível de desemprego, aumento da massa salarial e fortalecimento do poder de compra das famílias.

De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o franchising brasileiro superou as expectativas iniciais. “Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou.

Os segmentos de franquias que mais cresceram no último ano foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), Alimentação Food Service (16,1%) e Alimentação Comércio e Distribuição (14,7%). O quarto trimestre de 2024 também registrou um desempenho expressivo, com faturamento de R$ 81,08 bilhões, um avanço de 11,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Leia também:

No ranking das principais marcas, a Cacau Show manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo, com 4.216 operações e crescimento superior a 10% no ano. Em seguida, aparecem O Boticário (3.746 unidades), McDonald’s (2.704) e Colchões Ortobom (2.387). A rede Lubrax+ subiu para a quinta posição, com 1.685 operações.

Publicidade
Publicidade

A ABF também destacou que a expansão do franchising para o interior do país e o fortalecimento do agronegócio, especialmente em estados como Goiás, contribuíram para o avanço do setor. Além disso, a digitalização de processos e estratégias omnichannel ajudaram as redes a ampliarem sua eficiência operacional.

Mercado de franquias ou Renda Fixa?

Se você tem dinheiro para investir, mas ainda não sabe se o melhor caminho é abrir uma franquia ou aplicar em Renda Fixa, a EQI Research preparou um eBook gratuito para te ajudar nessa decisão. O material traz um comparativo detalhado entre essas duas modalidades de investimento, destacando os riscos, retornos e perfil ideal para cada uma delas.

Investir no mercado de franquias pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja empreender e ter um negócio próprio. Essa modalidade oferece um modelo de negócios já testado e consolidado, com suporte da franqueadora e potencial de lucro significativo no médio e longo prazo.

No entanto, exige dedicação, tempo e um envolvimento ativo na gestão da operação. Além disso, o retorno financeiro pode demorar alguns anos para compensar o investimento inicial, o que requer planejamento e paciência.

Já a Renda Fixa é uma opção mais conservadora, voltada para quem busca segurança e previsibilidade nos ganhos. Aplicações como Tesouro Direto, CDBs e fundos de renda fixa permitem que o investidor saiba antecipadamente qual será seu rendimento ou tenha uma estimativa clara do retorno.

Além disso, há a vantagem da liquidez, já que alguns investimentos podem ser resgatados a qualquer momento. Diferente das franquias, a renda fixa não exige envolvimento direto na administração de um negócio, tornando-se uma alternativa prática para quem prefere um investimento mais passivo.

O eBook da EQI Research explora todas essas faces dos investimentos e ajuda o investidor a entender qual opção faz mais sentido para seu perfil e objetivos financeiros. Além de apresentar um comparativo detalhado, o material traz dicas valiosas para quem deseja equilibrar segurança e rentabilidade em sua carteira de investimentos.

Você leu sobre Mercado de Franquias. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!