Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Morre Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, aos 90 anos

Morre Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, aos 90 anos

Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, morreu aos 90 anos na madrugada desta quarta-feira (19), na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada pela família.

O velório vai ser realizado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), das 10h30 às 15h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá, às 16h.

Saiba quem foi Cláudio Lembo, o ex-governador de SP

Paulistano do bairro do Bixiga, Cláudio Salvador Lembo teve uma carreira marcante na política e no meio acadêmico. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi doutor em Direito e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também lecionou Direito Constitucional e Direito Processual Civil.

Na política, Lembo foi presidente da Arena durante o regime militar e ocupou diversos cargos na administração pública. Foi prefeito interino de São Paulo, entre 1986 e 1989, na administração de Jânio Quadros. E em 2000, vice-governador de São Paulo entre 2003 e 2006, assumindo o governo estadual em março de 2006, após a renúncia de Geraldo Alckmin (PSDB) para disputar a Presidência da República. Seu governo foi marcado pelos ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em maio daquele ano. Ele permaneceu no cargo até 1º de janeiro de 2007, quando passou o governo para José Serra (PSDB).

Homenagens e repercussão

A morte de Lembo gerou comoção entre políticos e personalidades públicas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de três dias. Gilberto Kassab, presidente do PSD e atual secretário de Governo de São Paulo, lamentou a perda e destacou sua admiração pelo ex-governador.

Publicidade
Publicidade

“Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa. Conheci-o quando eu ainda era jovem, sendo ele amigo de meu pai. Mais tarde se tornou um fraterno amigo, parceiro e conselheiro na minha jornada. Muito obrigado e descanse em paz, Cláudio. Meus sentimentos à Renéa, sua esposa, Salvador, seu filho, seus netos e toda família e amigos nesse momento de pesar”, afirmou Kassab.

Lembo também exerceu cargos na Prefeitura de São Paulo, atuando nas gestões de Olavo Setúbal, Jânio Quadros, Paulo Maluf e do próprio Kassab. Além disso, foi um dos fundadores do antigo PFL, depois DEM, e desde 2011 integrava o PSD.

Ao longo de sua carreira, Cláudio Lembo deixou sua marca tanto na gestão pública quanto na academia. Seu legado político e intelectual segue como referência na história do estado de São Paulo.

Você leu sobre Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!