Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Lula projeta crescimento de 4% em 2024 e ironiza críticas do mercado

Lula projeta crescimento de 4% em 2024 e ironiza críticas do mercado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou otimismo com o desempenho da economia brasileira ainda este ano, projetando um crescimento de até 4%. A previsão foi feita durante a inauguração de uma fábrica do projeto Cerrado, da Suzano ($SUZB3) no Mato Grosso do Sul.

O chefe do executivo, em sua fala durante o evento, destacou que a economia do país tem superado as expectativas de analistas e instituições financeiras, como o Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Além disso, ele ironizou as previsões de alguns agentes do mercado financeiro, que estimavam um crescimento inferior a 1,5% para o Brasil. “Outra vez algumas pessoas do mercado começaram a anunciar, a alardear na imprensa que a economia brasileira não ia crescer mais que 1,5%. E para nossa bela sorte a economia brasileira vai crescer neste 3,5%, e se tomar cuidado pode chegar a 4%”, afirmou. 

Lula: conquista de 10% de aprovação

O presidente também comentou uma pesquisa realizada pela Quaest, que revelou desaprovação de 90% do mercado financeiro ao seu governo. Bem-humorado, Lula fez uma ironia e considerou a pesquisa um avanço.

De acordo com o presidente, se 90% desaprovam, houve uma conquista de 10%, já que nas eleições de 2022, a rejeição era de 100%, de acordo com ele. Desde o começo do mandato, Lula vem tendo embates com o mercado com certa frequência.

Apesar das críticas, Lula reforçou seu compromisso de encerrar o mandato com o país em crescimento econômico, maior poder de consumo para a população e, nas suas palavras, “o mercado financeiro reclamando”. 

O que Lula não contou, entretanto, é que a sua rejeição pelo mercado já foi menor. De acordo com a pesquisa, entre julho e novembro do ano passado, a avaliação negativa estava situada entre 44% e 52% dos entrevistados. Deste então, a rejeição só tem aumentado.

Você leu sobre Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!