Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula nomeia Carlos Antônio Vieira como novo presidente da Caixa

Lula nomeia Carlos Antônio Vieira como novo presidente da Caixa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes como novo presidente da Caixa Econômica Federal, no lugar de Rita Serrano, que havia assumido o cargo no início do ano.

Vieira foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a troca faz parte das reinvenções para ampliar a base de apoio do governo no Congresso Nacional, com a presença de partidos do chamado Centrão, em meio a uma semana marcada por votações importantes, como a taxação das offshores (investimentos internacionais) e dos fundos exclusivos.

No mês passado, Lula já havia nomeado, em meio a essa tentativa de ampliar sua base de apoio, os deputados federais André Fufuca (PP-MA), para o Ministério do Esporte, então ocupado pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), para o Ministério dos Portos e Aeroportos, que estava com Márcio França, filiado ao PSB e deslocado para uma nova pasta, do Empreendedorismo.

A votação do projeto de lei que tributa offshores, fundos exclusivos e também fundos Imobiliários (FIIs) e Fiagros com poucos cotistas está travando a pauta da Câmara, pois tramita em regime de urgência. A expectativa, com a nomeação de Vieira à Caixa, é que o tema seja votado de acordo com os desejos do governo ainda nesta semana.

As trocas, no entanto, não devem parar por aí. A tendência, segundo as informações de bastidores, é que as 12 vice-presidências da Caixa tenham seus nomes trocados por nomes apadrinhados por PP, Republicanos, PSD e União Brasil.

Quem é o novo presidente da Caixa?

Carlos Antônio Vieira, assim como a ex-presidente, é funcionário da carreira da Caixa Econômica Federal. Ele já foi presidente do Funcef, o fundo de pensão dos funcionários do banco, e também ocupou participou do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016) como secretário executivo do Ministério da Integração Nacional sob o comando de Gilberto Occhi, que chegou a ter seu nome cogitado antes da escolha de Vieira.

Segundo o governo, o novo presidente da Caixa tem a missão de dar continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”, de acordo com a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência.

O texto também cita o agradecimento de Lula ao trabalho de Rita Serrano à frente da Caixa, destacando que, em sua gestão, foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo compromisso de campanha do presidente de criar espaços de diálogo do banco estatal com os gestores locais.

“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, diz o texto.