Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula é submetido a cirurgia emergencial em São Paulo após dores na cabeça

Lula é submetido a cirurgia emergencial em São Paulo após dores na cabeça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na noite de segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir dores na cabeça. Na madrugada desta terça-feira (10), ele passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma intracraniano. Segundo boletim médico, Lula encontra-se bem, sob monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o primeiro boletim, divulgado às 3h20, Lula apresentou mal-estar ainda em Brasília, onde realizou exames de imagem que detectaram uma hemorragia intracraniana, consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Ele foi então transferido para São Paulo e submetido a uma craniotomia, procedimento que transcorreu sem complicações.

O presidente está sendo acompanhado por uma equipe médica liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Lula sofreu acidente doméstico em outubro

No dia 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial da Presidência, onde bateu a nuca. O impacto exigiu cinco pontos de sutura, além de exames de imagem. Apesar de ter recebido alta no mesmo dia, foi orientado a evitar viagens longas, o que resultou no cancelamento de sua ida à Rússia para a reunião do BRICS.

Na época, Lula descreveu o acidente como grave, mas afirmou que não houve impactos em áreas críticas de saúde. Em conversa com aliados, ele classificou o ocorrido como uma “bobagem” e mencionou a necessidade de monitoramento médico para avaliar possíveis consequências.

Publicidade
Publicidade

Aos 79 anos, Lula também passou por uma artroplastia total do quadril direito em setembro de 2023. O procedimento substituiu a cartilagem da região por uma prótese, e exames de revisão foram realizados recentemente, quando a cirurgia completou um ano.