Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
IR: Receita abre consulta a lote da malha fina

IR: Receita abre consulta a lote da malha fina

A partir desta quinta-feira (23), cerca de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e resolveram suas pendências com a Receita Federal poderão verificar se receberão restituição do Imposto de Renda (IR).

A consulta ao lote de restituições da malha fina de outubro esta disponível, com destaque para a inclusão de 11 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. O lote também abrange restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 264.602 contribuintes irão receber um total de R$ 700 milhões. Cerca de 53% desse montante será destinado a contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes deste ano, também foram priorizados. A chave Pix do tipo CPF, quando informada, também garante prioridade no recebimento.

A consulta poderá ser feita no site da Receita Federal, no aplicativo ou por meio do e-CAC. O pagamento está previsto para o dia 31 de outubro, diretamente na conta ou via chave Pix. Caso o contribuinte não esteja na lista ou tenha pendências, é possível verificar e regularizar a situação para os próximos lotes.

Publicidade
Publicidade

IR: o que é malha fina?

A malha fina é um processo de verificação realizado pela Receita Federal no Brasil para identificar inconsistências ou irregularidades nas declarações do Imposto de Renda (IR).

Quando um contribuinte cai na malha fina, significa que a Receita encontrou alguma discrepância entre as informações fornecidas na declaração e os dados disponíveis em seus sistemas, como omissão de rendas, despesas mal documentadas ou deduções incompatíveis.

Ao cair na malha fina, a declaração do contribuinte fica retida até que ele esclareça ou corrija as informações.

Para regularizar a situação, o contribuinte pode ser chamado para apresentar documentos comprobatórios ou realizar uma declaração retificadora. Após a correção, se não houver pendências, o contribuinte pode receber a restituição a que tiver direito nos lotes futuros.

Você leu sobre IR e malha fina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!