A alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compras no exterior com cartão de crédito ficou menor este ano, beneficiando quem realiza transações internacionais. Desde a última quinta-feira (2), o percentual foi reduzido para 3,38%. Essa redução segue o cronograma de diminuição gradual do tributo, iniciado por um decreto publicado em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O IOF, que em 2022 era de 6,38%, vem caindo progressivamente:
- 5,38% em 2023
- 4,38% em 2024
- 3,38% em 2025
Essa redução continuará até que o imposto seja completamente extinto em 2028, atendendo a uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como condição para a entrada do Brasil no grupo.
A alíquota final será zerada em etapas:
- 2,38% em 2026
- 1,38% em 2027
- 0% em 2028
Com isso, compras no exterior, inclusive online, realizadas com cartão de crédito, se tornam cada vez mais acessíveis, reduzindo o custo total das transações internacionais.
O que é IOF?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal aplicado em diversas operações financeiras, como crédito, câmbio, seguros e investimentos. No caso de compras no exterior, o IOF incide sobre transações feitas com cartão de crédito, transferências internacionais, saques em moeda estrangeira e até mesmo na compra de moedas em casas de câmbio.
Criado pelo Decreto nº 6.306/2007, o IOF é uma ferramenta de arrecadação importante para o governo e também atua como regulador do mercado financeiro, influenciando a demanda por crédito e o custo das transações.
Embora seja amplamente conhecido por seu impacto em compras internacionais, o IOF também incide em operações nacionais, como empréstimos, cheque especial e resgates de valores mobiliários.
Você leu sobre compras no exterior com cartão de crédito e IOF. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!