Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação na zona do euro alcança 10% em setembro; taxa de desemprego fica estável

Inflação na zona do euro alcança 10% em setembro; taxa de desemprego fica estável

A Inflação anual na zona do euro alcança 10% em setembro, ante os 9,1% de agosto, conforme levantamento da Eurostat divulgado na manhã desta sexta-feira (30). Trata-se de uma projeção, ou flash de estimativa do serviço de estatística da União Europeia. Analisando as principais componentes da inflação da área do euro, espera-se que a energia […]

A Inflação anual na zona do euro alcança 10% em setembro, ante os 9,1% de agosto, conforme levantamento da Eurostat divulgado na manhã desta sexta-feira (30). Trata-se de uma projeção, ou flash de estimativa do serviço de estatística da União Europeia.

Analisando as principais componentes da inflação da área do euro, espera-se que a energia tenha a taxa homóloga mais elevada do setembro (40,8%, ante 38,6% em agosto), seguido por alimentação, álcool e tabaco (11,8%, ante 10,6% em agosto), bens industriais não energéticos (5,6%, ante 5,1% em agosto) e serviços (4,3%, contra 3,8% em agosto).

Tabela mostra a evolução da inflação na zona do euro.

Taxa de desemprego na zona do euro

Em relação à taxa de desemprego na zona do euro, em agosto de 2022 a taxa ajustada sazonalmente foi de 6,6%, estável em relação a julho de 2022, e abaixo dos 7,5% em agosto de 2021.

A taxa de desemprego da UE foi de 6,0% em agosto de 2022, também estável em comparação com julho de 2022 e abaixo de 6,8% em agosto de 2021.

O Eurostat estima que 12,921 milhões de homens e mulheres na UE, dos quais 10,966 milhões na área do euro, foram desempregados em agosto de 2022. Em comparação com julho de 2022, o número de desempregados diminuiu 52.000 na UE e por 30.000 na zona euro. Comparado com agosto de 2021, o desemprego diminuiu 1,682 milhão na UE e por 1,358 milhões na área do euro.

Publicidade
Publicidade

PIB do Reino Unido

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido subiu 0,2% no 2º trimestre ante anterior, mostra leitura final divulgada pela Eurostat.

A elevação de 0,2% se dá no período de abril e junho, em dado revisado para cima de uma leitura anterior de contração de 0,1%, o que significa que a economia britânica ainda não caiu em uma recessão.

Mas a agência revisou para baixo sua estimativa para a recuperação do Reino Unido da pandemia de Covid-19, refletindo um impacto maior na economia do que se pensava em 2020, quando lockdowns sanitários fecharam empresas em todo o país.

Mercado de energia

Para o velho continente, espera-se que a União Europeia (EU) aprove uma ampla intervenção no mercado de energia. A expectativa é de que os ministros de energia aprovem os principais princípios de um plano de 140 bilhões de euros para combater os esforços de Moscou de privar o continente de gás natural e prejudicar sua economia.

  • Quer saber mais sobre a inflação na zona do euro e aprender a investir em ativos de proteção? Clique aqui!