Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação na zona do euro desacelera, na véspera da decisão de juros

Inflação na zona do euro desacelera, na véspera da decisão de juros

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro registrou uma leve desaceleração em março, caindo para 2,2%, ante os 2,3% verificados em fevereiro, segundo dados revisados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O número confirma a estimativa preliminar divulgada anteriormente e veio em linha com as projeções de analistas, indicando estabilidade nas expectativas do mercado.

Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor subiu 0,6% em março, também em conformidade com as previsões dos especialistas.

Já o núcleo do CPI — que exclui os voláteis preços de energia e alimentos — teve alta de 2,4% em relação a março do ano passado. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao avanço de 2,6% registrado em fevereiro. Na variação mensal, o núcleo do índice apresentou aumento de 1% em março.

As taxas anuais mais baixas registaram-se em França (0,9%), Dinamarca (1,4%) e Luxemburgo (1,5%). As taxas anuais mais elevadas foram registadas na Romênia (5,1%), Hungria (4,8%) e Polônia (4,4%). Em comparação com fevereiro de 2025, a inflação anual diminuiu em dezesseis estados-membros da zona do euro, manteve-se estável em um e aumentou em 10.

Publicidade
Publicidade

Em março de 2025, a maior contribuição para a inflação veio do setor de serviços (+1,56 pontos percentuais, p.p.), seguido de alimentos, álcool e tabaco (+0,57 p.p.), bens industriais não-energéticos (+0,16 p.p.) e produtos energéticos (-0,10 p.p.).

gráfico inflação na zona do euro por país-membro

CPI às vésperas de decisão de juros

Os dados reforçam a leitura de que as pressões inflacionárias seguem diminuindo de forma gradual na região, o que pode influenciar as próximas decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). O BCE vem sinalizando cautela em relação a eventuais cortes nas taxas de juros, aguardando sinais mais firmes de controle da inflação. A próxima decisão de juros acontece na quinta-feira (17).

Você leu sobre a inflação na zona do euro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!