Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Inflação: IPC-Fipe é de 1,04% na 2ª quadrissemana de maio em SP

Inflação: IPC-Fipe é de 1,04% na 2ª quadrissemana de maio em SP

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo, registrou alta de 1,04% na segunda quadrissemana de maio, confirmando o processo de desaceleração da pressão inflacionária.

Na quadrissemana anterior, o índice havia sido de 1,33%. Esta foi a terceira queda seguida desde abril, quando o índice bateu no topo de 1,72% por duas semanas seguidas.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (18) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Tabela mostra detalhamento do IPC-Fipe, que mostra a inflação em São Paulo

Evolução da inflação em SP nas últimas oito semanas – Fonte: IPC-Fipe

Alimentação reduz alta, mas ainda pressiona inflação

Nesta leitura, quatro dos sete componentes do IPC-Fipe tiveram alta menor que na semana anterior. Mesmo assim, o setores de alimentação e transportes seguem exercendo forte pressão, sendo responsáveis, juntos, por mais da metade do índice:

Publicidade
Publicidade
  • Alimentação: 2,20% (2,81% na quadrissemana anterior)
  • Transportes: 1,62% (1,84%)
  • Habitação: -0,43% (0,0%)
  • Saúde: 0,40% (0,51%)

Os outros três componentes tiveram variação maior que na semana anterior, mostrando que a pressão da inflação segue viva no cenário macroeconômico nacional:

  • Despesas Pessoais: 2,16% (1,92% na quadrissemana anterior)
  • Vestuário: 1,21% (1,15%)
  • Educação: 0,11% (0,10%)
Detalhamento IPC-Fipe - Inflação na cidade de São Paulo foi de 1,04 na segunda quadrissemana de maio - tabela traz detalhamento do índice

O impacto de cada componente na inflação em São Paulo – Fonte: IPC-Fipe

O que é o IPC-Fipe?

O IPC-Fipe, conhecido como Índice de Preços ao Consumidor, avalia a evolução do custo de vida das famílias que moram em São Paulo e é um dos índices utilizados pelo mercado para acompanhar o avanço da inflação. Ele estima as variações do custo de vida das famílias com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.

O indicador é um dos mais antigos cálculos de inflação do Brasil. Ele começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura de São Paulo. Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculado ao Departamento de Economia da USP e, posteriormente em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição.

  • Quer proteger seus investimentos da inflação? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!