Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Indicador de Emprego da FGV cai a 73,1 pontos em novembro

Indicador de Emprego da FGV cai a 73,1 pontos em novembro

Índice caiu pelo segundo mês consecutivo, em todos os seus componentes, e reflete, segundo analista, a desaceleração da economia brasileira.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 6,7 pontos em novembro, para 73,1 pontos, menor nível desde julho de 2020, quando o índice foi de 66,1 pontos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre)

Gráfico de linhas mostra oscilação do Indicador de Emprego da ?FGV (IAEmp) em mnovembro
Fonte: FGV Ibre

Em médias móveis trimestrais, o IAEmp caiu 3,1 pontos, para 78,9 pontos. Segundo o economista Rodolpho Tobler, do FGV Ibre, o resultado consolida a queda apresentada no mês anterior – de 83,8 pontos em setembro para 79,8 em outubro.

“O nível do indicador volta a um patamar baixo, se aproximando dos períodos iniciais da pandemia. A expectativa de desaceleração da economia, já sendo observada em alguns setores, e alguma instabilidade do período eleitoral parecem contribuir para essa piora mais acentuada”, explicou.

O analista acredita que os índices devem seguir em baixa no começo de 2023. “A tendência para os próximos meses ainda é incerta, mas é difícil imaginar que o mercado de trabalho passe ileso de um desaquecimento econômico que deve ser registrado nessa virada para 2023”, avaliou Tobler.

  • Clique aqui e abra agora mesmo sua conta de investimentos da EQI.

Índice de Emprego tem queda em todos os componentes

Todos os sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado deste mês, conforme a lista abaixo:

Publicidade
Publicidade
  • Sondagem de Serviços – Emprego Previsto: -1,0
  • Sondagem de Serviços – Tendência dos Negócios: -1,3
  • Sondagem do Consumidor – Emprego Local Futuro: -0,9
  • Sondagem de Serviços – Situação Atual dos Negócios: -1,0
  • Sondagem da Indústria – Situação Atual dos Negócios -1,0
  • Sondagem da Indústria – Emprego Previsto: -0,5
  • Sondagem da Indústria – Tendência dos Negócios da Indústria de Transformação: -1,0

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) é construído a partir da combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, com o objetivo de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país.

O indicador é positivamente relacionado com o nível de emprego no país, medido pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) , registro do Ministério do Trabalho para os empregos formais, e a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que leva em conta também o trabalho informal.

.Conheça o Mercado Livre EQI de Energia e economiza na conta de luz da sua empresa

Quer investir com assertividade e segurança e entender o impacto de índices como o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) no mercado de capitais? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos.