O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 4,5 pontos em abril, para 79,5 pontos, maior nível desde dezembro do ano passado (81,8 pontos). Essa foi a primeira alta após cinco meses seguidos de queda.
Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,0 ponto, para 76,5 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre).
“Depois de cinco meses de queda, o IAEmp voltou a subir em abril. A melhora no mês precisa ser contextualizada porque o indicador continua em patamar baixo e foi puxada pelo setor de serviços, que foi mais impactado por ondas da pandemia, como no início em 2022, e que ainda tem espaço para recuperação. O principal desafio nos próximos meses será a manutenção desse resultado positivo que dependerá da melhora do ambiente macroeconômico”, afirma Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre.
Análise por componentes
Em abril, todos os sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O principal destaque foi o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços e da Indústria, que contribuíram com 1,6 e 1,2 ponto, respectivamente
- Sondagem do Consumidor – Emprego Local Futuro – 0,1
- Sondagem de Serviços – Emprego Previsto – 0,4
- Sondagem de Serviços – Situação Atual dos Negócios – 1,6
- Sondagem de Serviços – Tendência dos Negócios – 0,7
- Sondagem da Indústria – Emprego Previsto – 0,4
- Sondagem da Indústria – Situação Atual dos Negócios – 1,2
- Sondagem da Indústria – Tendência dos Negócios da Indústria de Transformação – 0,1
- Total – 4,5
O que é o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp)
O Indicador Antecedente de Emprego tem por objetivo antecipar os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil, com base em dados extraídos das Sondagens Empresariais e do Consumidor produzidas pelo FGV Ibre.
Os dados relativos às expectativas em relação ao mercado de trabalho são extraídos da Sondagem do Consumidor, enquanto os dados relativos ao emprego previsto, à situação atual dos negócios e à tendência dos negócios são extraídos da Sondagem da Indústria e da Sondagem de Serviços, individualmente, a partir de perguntas sobre a situação presente e futura do mercado de trabalho.
O IAEmp inclui os resultados obtidos na pergunta em que o consumidor revela suas expectativas para os meses seguintes em relação ao mercado de trabalho na cidade em que reside. O indicador da Sondagem do Consumidor obtido a partir da pergunta sobre a situação futura do mercado de trabalho é construído a partir dos dados desagregados de sete das principais capitais do Brasil.
- Quer entender o impacto de índices de emprego em seus investimentos? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!