Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação em queda: IGP-10 recua em fevereiro

Inflação em queda: IGP-10 recua em fevereiro

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), da FGV, apresentou uma queda de 0,65% em fevereiro, em comparação com a taxa de 0,42% registrada no mês anterior.

Com esse desempenho, o índice acumula uma redução de 0,23% no ano e queda de 3,84% nos últimos 12 meses. Comparativamente, em fevereiro de 2023, o índice havia variado 0,02% no mês, acumulando um aumento de 2,26% em 12 meses.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve uma queda de 1,08% em fevereiro, em comparação com a alta de 0,42% no mês anterior. As variações mais significativas no mercado estão relacionadas a produtos cuja produção é fortemente influenciada por mudanças climáticas. Itens como tubérculos e frutas, especialmente a mandioca, experimentaram uma notável reversão, passando de uma queda de 2,61% para um expressivo crescimento de 10,45%.

Da mesma forma, o preço da laranja acelerou de 5,82% para 9,33%. Em relação às principais commodities agrícolas, observou-se uma mudança marcante na tendência desde janeiro, notavelmente no milho, que passou de um aumento de 10,52% para uma queda de -4,99%, e na soja, que registrou uma redução significativa de 1,26% para -15,01%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou uma alta de 0,62% em fevereiro, em comparação com a variação de 0,46% em janeiro. Cinco das oito classes de despesa tiveram aumento em suas taxas de variação, destacando-se Despesas Diversas, Saúde e Cuidados Pessoais, Transportes, Comunicação e Habitação.

Publicidade
Publicidade

Serviços bancários, artigos de higiene e cuidado pessoal, gasolina, combo de telefonia, internet e TV por assinatura, e condomínio residencial foram os principais contribuidores para esse movimento.

Em contrapartida, os grupos Vestuário, Educação, Leitura e Recreação, e Alimentação apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, influenciados principalmente por roupas, passagem aérea e hortaliças e legumes.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,10% em fevereiro, após uma taxa de 0,39% no mês anterior. Os três grupos componentes do INCC tiveram as seguintes variações de janeiro para fevereiro: Materiais e Equipamentos (0,44% para -0,05%), Serviços (0,05% para 0,58%) e Mão de Obra (0,37% para 0,23%).

O que é o IGP-10?

O IGP-10 é uma das variantes do Índice Geral de Preços (IGP) e é elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Esse índice monitora a inflação de uma ampla gama de produtos, abrangendo desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

Quanto ao método de cálculo do IGP-10, ele avalia a evolução dos preços durante o período que se estende do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês vigente.

A composição do IGP-10 inclui 60% do IPA-10 (Índice de Preços por Atacado-10), 30% do IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor-10) e 10% do INCC-10 (Índice Nacional de Custos da Construção-10).