O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que deve receber atá segunda-feira (16), um estudo sobre o possível retorno do horário de verão.
A medida está sendo considerada pelo governo federal como uma das estratégias possíveis para mitigar os efeitos da atual crise hídrica no setor elétrico. Após a conclusão da análise, a proposta será encaminhada ao governo para uma decisão final.
“O horário de verão é uma possibilidade. Se o estudo apontar por esse caminho, nós vamos submeter claramente a uma decisão de governo”, afirmou o ministro.
Horário de verão pode ajudar setores da economia
Além dos possíveis benefícios para o setor elétrico, o ministro ressaltou que o horário de verão pode trazer vantagens econômicas em outros setores, como o comércio, turismo e alimentação. De acordo com ele, no comércio, no turismo, em bares e restaurantes, as pessoas apontam que o horário de verão robustece a economia.
Historicamente, o horário de verão tinha como principal objetivo o melhor aproveitamento da luz natural a partir do adiantamento dos relógios em uma hora e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite. No Brasil, era nesse período que se registrava o maior pico de consumo e, dessa forma, o Horário de Verão era benéfico para população.
Leia também:
No entanto, nos últimos anos houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o período de maior consumo diário para o período da tarde, quando o adoção do período não tem influência, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME) havia afirmado em 2019, quando ocorreu a suspensão.
“Considerando as mudanças de hábitos de consumo e da configuração sistêmica do setor elétrico brasileiro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico – CMSE solicitou novos estudos sobre os impactos do Horário de Verão para o sistema elétrico. Esses estudos indicaram que o Horário de Verão deixou de produzir os resultados para os quais essa política pública foi formulada, perdendo sua razão de ser aplicado sob o ponto de vista do setor elétrico”, divulgou na ocasião a pasta.
O Horário de Verão era contemplado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), e no Distrito Federal (DF).
Você leu sobre horário de verão. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!