Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Aneel retoma bandeira tarifária vermelha patamar 1 após revisão de dados

Aneel retoma bandeira tarifária vermelha patamar 1 após revisão de dados

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira (4) que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será acionada para os consumidores em todo o Brasil.

A decisão foi tomada após a correção de informações fornecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) no Programa Mensal de Operação (PMO), que orienta as operações do setor elétrico.

Com a alteração dos dados, a agência reguladora solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) uma nova avaliação das informações e o recálculo dos índices. O resultado desse processo indicou a necessidade de ativar a bandeira vermelha patamar 1, o que implicará uma cobrança adicional de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos pelos clientes.

Além do acionamento da bandeira vermelha, a diretoria da ANEEL determinou a abertura de processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes responsáveis pela definição do PMO e pelo cálculo das bandeiras tarifárias. O objetivo é verificar se houve erros ou falhas que possam ter impactado as decisões tomadas em relação à cobrança da energia elétrica.

Bandeira tarifária vermelha: ONS identificou inconsistências em modelo

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou dados inconsistentes no modelo da plataforma Newave, corrigindo a informação e comunicou o fato ao mercado.

“Esse rito ordinário segue ao descrito na Resolução Normativa Aneel nº 1.032, de 26 de julho de 2022. A avaliação sobre eventuais impactos no preço da PLD (preço de liquidação das diferenças) e bandeira tarifária cabe à Câmara de Comercialização de Energia Elétrico (CCEE) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), respectivamente”, disse a autarquia.

No fim de agosto, a agência reguladora havia acionado bandeira vermelha patamar 2. A bandeira vermelha patamar 2 sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Você leu sobre bandeira tarifária vermelha. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!