As Brigadas al-Qassam, a ala armada do Hamas, anunciaram na terça-feira (13) que atacaram Tel Aviv e seus arredores com dois foguetes do modelo “M90”. Explosões foram ouvidas na cidade, mas, de acordo com a mídia israelense, não houve relatos de vítimas.
Israel confirmou que um dos projéteis caiu no mar, mas o Exército não mencionou um segundo foguete. “Agora há pouco, um projétil que foi identificado como procedente da Faixa de Gaza caiu no espaço marítimo do centro de Israel“, diz o comunicado do Exército.
Assassinato de líderes do Hamas
O ataque ocorreu duas semanas após o assassinato de um líder político do Hamas. Ismail Haniyeh foi morto em decorrência da detonação de uma bomba plantada na casa de hóspedes onde estava no Irã. O Hamas, junto com seus aliados Irã e Hezbollah, prometeu se vingar de Israel, embora o país não tenha assumido a responsabilidade pelo ataque.
Além disso, um líder militar do Hamas também foi morto em um ataque aéreo em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, no dia 13 de julho. Ele era considerado um dos mentores do ataque de 7 de outubro de 2023, que deu início à guerra em Gaza, e estava entre os homens mais procurados por Israel.
Israel havia anunciado que Haniyeh era alvo
Israel havia prometido eliminar Haniyeh e outros líderes do Hamas em resposta ao ataque do grupo que resultou na morte de 1.200 pessoas e no sequestro de cerca de 250 outras.
O Hamas declarou que Haniyeh foi morto “em um ataque aéreo em sua residência em Teerã, após participar da posse do novo presidente do Irã”.
Em comunicado, o grupo afirmou: “O Hamas declara ao grande povo palestino e às nações árabes e islâmicas que o irmão líder Ismail Haniyeh é um mártir”.
Em outra declaração, o Hamas citou Haniyeh, afirmando que a causa palestina implica “custos” e que estão preparados para esses sacrifícios em nome da Palestina e da dignidade da nação.
Haniyeh deixou a Faixa de Gaza em 2019 e passou a viver no exílio no Catar. O principal líder do Hamas em Gaza, Yehya Sinwar, foi o responsável pelo ataque de 7 de outubro, que deu início aos conflitos atuais.
Você leu sobre Hamas declara ataque contra Tel Aviv. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!