Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Haddad nega intenção de mexer na meta de inflação

Haddad nega intenção de mexer na meta de inflação

O governo não considerou mudar a meta de inflação, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta sexta-feira (31). Haddad destacou que apoia a implementação do horizonte contínuo para o cumprimento do alvo.

Em junho de 2023, o governo anunciou que adotaria uma meta de inflação contínua a partir de 2025, eliminando a necessidade de cumprir a meta dentro do ano-calendário. No entanto, essa medida ainda não foi formalizada.

“Em nenhum momento foi cogitada a mudança da meta de inflação. Afirmei que a meta de inflação é extremamente exigente para o histórico do Brasil, que raramente conseguiu atingir esse patamar, e que, apesar disso, estamos convergindo para a meta”, declarou.

Ele acrescentou: “Defendo que a meta seja contínua, como é na maioria dos países, exceto dois, porque é mais inteligente do que a meta anual”, disse o ministro ao jornal.

Meta de inflação é de 3%

A meta atual é de 3% ao ano. Em junho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) precisará definir a meta de inflação para 2027. Para os anos de 2025 e 2026, a meta é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Publicidade
Publicidade

Na entrevista, Haddad afirmou que os diretores do Banco Central dialogam “infinitamente mais” com o mercado do que com a Fazenda, defendendo que a autoridade monetária também escute o setor produtivo.

“Às vezes parece que conversar com a Fazenda é um pecado, enquanto conversar com o mercado o dia todo não é. Os diretores do BC conversam quase todos os dias com pessoas do mercado e, ocasionalmente, com técnicos da Fazenda. Defendo que se converse tanto com o mercado quanto com o setor produtivo”, afirmou Haddad.

Você leu sobre meta da inflação. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!