O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara um pacote de bondades para reverter a queda de popularidade decorrente da fraude no INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
De acordo com matéria da revista Veja, o governo deverá oferecer isenção de conta de luz, distribuição de botijões de gás e crédito para motociclistas, além de um tipo de linha de financiamento usando o Pix como garantia.
Segundo a publicação, uma das principais medidas é dar gratuidade a cerca de 60 milhões de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu ao longo do dia rumores de que o benefício do Bolsa Família seria reajustado. “Não há estudo, demanda e pedido [para aumento]”.
Governo Lula: fraude no INSS derruba popularidade
As investigações sobre irregularidades no INSS entraram em uma nova fase, agora com foco nas fraudes relacionadas à concessão de empréstimos consignados. A modalidade, que movimentou cerca de R$ 89,5 bilhões ao longo de 2023, pode ter sido usada para liberar valores sem a autorização dos beneficiários, segundo revelou a Gazeta do Povo.
De acordo com auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), foram registradas aproximadamente 35 mil denúncias de empréstimos feitos sem solicitação ao longo do ano passado, a maioria envolvendo aposentados. O número reforça a preocupação com a dimensão do problema, que pode superar os R$ 6 bilhões já identificados em esquemas operados por associações fraudulentas.
Essa escândalo derrubou ainda mais a popularidade de Lula, que já vinha em queda ao longo deste ano. Pesquisa feita pela Futura mostrou que a avaliação futura caiu de aproximadamente 52% para algo em torno de 48%.