O Ministério do Turismo terá mudança confirmada pelo governo. A então titular da pasta, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), deixa o ministério. A troca vinha sendo especulada desde o mês passado. Agora, ela retoma seu mandato de deputada federal, para o qual havia sido eleita no fim do ano passado.
A saída dela, que é esposa do prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, foi acertada em uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a agora ex-ministra, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além do próprio Waguinho.
“O presidente Lula e eu recebemos, no Palácio do Planalto, a minha colega Daniela Carneiro, acompanhada do prefeito Waguinho. Na conversa, pudemos esclarecer as questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo”, informou Padilha, em nota.
Ministério do Turismo: novo titular é do mesmo partido
Apesar da mudança, o governo não retirou o ministério da cota do União Brasil. Quem substituirá Daniela Carneiro é seu correligionário da Bahia, Celso Sabino, cuja indicação oficial ocorrerá em uma reunião do governo com os líderes da legenda.
O União Brasil, que tem a maior bancada da Câmara, com 59 deputados, indicou, além do Ministério do Turismo, Waldez Goes, para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional; e Juscelino Filho, no Ministério das Comunicações.
A saída de Carneiro saiu porque começaram a surgir divergências dela com o próprio partido – legenda da qual até considerou deixar. Apesar de deixar o governo, a agora ex-ministra teria se comprometido a manter o apoio às propostas do governo e do Ministério do Turismo, na Câmara dos Deputados.