Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
FMI eleva projeção do PIB brasileiro para 2,1% em 2023

FMI eleva projeção do PIB brasileiro para 2,1% em 2023

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a estimativa para o PIB brasileiro neste ano, de 1,2%, previsto em abril, para 2,1%, conforme registrado no documento Panorama Econômico Mundial. De acordo com o levantamento, o aumento ocorre após o bom resultado do PIB no primeiro trimestre, puxado pela agropecuária, que também ajudou a impulsionar o setor […]

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a estimativa para o PIB brasileiro neste ano, de 1,2%, previsto em abril, para 2,1%, conforme registrado no documento Panorama Econômico Mundial.

De acordo com o levantamento, o aumento ocorre após o bom resultado do PIB no primeiro trimestre, puxado pela agropecuária, que também ajudou a impulsionar o setor de serviços.

Também traz que a projeção para o PIB brasileiro em 2024, no entanto, foi reduzida para 1,2%, ante avanço de 1,5% previsto em abril.

E acrescenta que, considerando a economia mundial, o FMI melhorou sua projeção para 2023.

O Fundo prevê crescimento de 3% do PIB global. Embora ainda seja uma desaceleração em relação à expansão de 3,5% no ano passado, é superior à projeção de 2,8% em abril. Os grandes destaques serão Índia, com alta de 6,1%, e China, com expansão de 5,2%.

Publicidade
Publicidade

Vale lembrar que o Produto Interno Bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

Já o FMI é uma organização internacional criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods com o objetivo, inicial, de ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial.

No acumulado de 2022 o PIB brasileiro ficou assim:

  • Serviços: 4,2%
  • Indústria: 1,6%
  • Agropecuária: -1,7%
  • Consumo das famílias: 4,3%
  • Consumo do governo: 1,5%
  • Investimentos: 0,9%
  • Exportações: 5,5%
  • Importação: 0,8%

Ou seja, o PIB avançou 2,9%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme divulgado em março deste ano.

Em valores correntes, o PIB brasileiro totalizou R$ 9,9 trilhões em 2022, com taxa de investimento de 18,8%. O PIB per capita teve alta real de 2,2% ante o ano anterior e alcançou R$ 46.154,60 em 2022.

PIB Brasileiro

O BTG Pactual (BPAC11), por sua vez, elevou sua projeção para o PIB brasileiro em 2023, passando de 1,9% para 2,2%. O relatório foi divulgado dia 11 de julho de 2023.

Para o banco de investimentos, houve melhora das condições financeiras domésticas e, por conta disso, também fez um pequeno ajuste em suas estimativas para a inflação no período, de olho no cenário para os preços de combustíveis e o câmbio mais apreciado.

Em sua revisão mensal de cenário, o BTG elevou a projeção para a expansão econômica de 1,9% para 2,2% e de 2024 de 0,7% para 1,0%. O ajuste se deve a um declínio mais pronunciado da taxa de juros real ‘ex-ante’ (‘antes do fato’), que chega a 5,2% no fim de 2024, contra 6,5% da projeção anterior.