Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA/S&P Global: PMI industrial final de setembro sobe a 52; confira zona do euro e mais

EUA/S&P Global: PMI industrial final de setembro sobe a 52; confira zona do euro e mais

O PMI industrial final de setembro dos EUA subiu a 52, ante 51,5 em agosto, conforme levantamento da S&P Global. Trata-se do Índice Gerente de Compras, e o dado vem acima da expectativa de 51,8 no mês.

De acordo com relatório encaminhado ao mercado, as condições operacionais em todo o setor manufatureiro dos EUA permaneceram relativamente moderada em setembro.

O documento elenca que embora a saída e novos pedidos voltaram a crescer durante o mês, as taxas de expansão foram historicamente silenciadas.

“Mesmo assim, as empresas expandiram seus números de força de trabalho no ritmo mais rápido desde março, embora a escassez de mão-de-obra continuasse a prejudicar as empresas e a capacidade de trabalhar com novos pedidos recebidos”, destacou.

Gráfico mostra a evolução do PMI dos EUA.

Também disse que os negócios voltaram a crescer e a um ritmo mais rápido, e as preocupações sobre a inflação e o poder de compra dos clientes pesou, bem como as expectativas, que caíram a partir de agosto, e a compra de insumos.

Publicidade
Publicidade

“Ao mesmo tempo, as pressões de custo diminuíram em meio a relatos de preços mais baixos. Embora mais lento do que aqueles visto no início do ano, a taxa de inflação dos preços de venda acelerou ligeiramente à medida que as empresas continuaram a repercutir mais encargos de custo para os clientes”, ressaltou.

Gráfico mostra a evolução do PMI dos EUA.

Outras pesquisas PMI

Conforme relatórios divulgados na manhã desta segunda-feira (3), o PMI industrial dos EUA de setembro caiu a 50,9, ante 52,8 em agosto, segundo levantamento da ISM. O dado vem abaixo da expectativa de 52,0.

Já o PMI industrial da zona do euro caiu a 48,4 pontos (de 49,6 em agosto) menor nível em 27 meses; expectativa era de 48,5.

O da Alemanha caiu a 47,8 pontos (de 49,1), menor nível em 27 meses; expectativa era de 48,3. Esta foi a sexta retração seguida.

O PMI industrial do Reino Unido, por sua vez, subiu para 48,4 pontos (de 47,3); a expectativa era de 48,5. Esta foi a segunda retração seguida.

Por fim, o departamento de comércio dos EUA informou que os investimentos em construção em agosto caíram 0,7%. O dado vem pior que a expectativa de queda de 0,2%.

Boas notícias, mas dados ainda fracos

Economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, Chris Williamson disse – em relação ao PMI dos EUA – que com os fabricantes do país relatando um retorno ao crescimento de livros de encomendas pela primeira vez em quatro meses, bem como melhores ganhos de emprego, a pesquisa de setembro traz boas notícias de que as condições de negócios estão começando a melhorar novamente.

“No entanto, a fraqueza dos dados nos últimos meses ainda aponta para a manufatura atuando como um empecilho para a economia no terceiro trimestre. Os mais brilhantes sinais de vida estão vindo do ambiente doméstico. Fabricantes estão, no entanto, relatando mais perdas de exportação, ligada a um crescimento económico mais fraco no exterior e à força do dólar”, frisou.

  • Quer saber mais sobre o PMI dos EUA e aprender a investir em ativos de proteção? Clique aqui!