O Senado aprovou um projeto de lei de gastos de última hora na noite de sábado (30) e, assim, os EUA evitam shutdown, com paralisação dos serviços públicos, que teria desencadeado um efeito dominó sobre a economia americana.
O Senado votou pela aprovação da resolução três horas antes de a paralisação do governo federal entrar em vigor. A medida foi sancionada pelo presidente Joe Biden na mesma noite.
O projeto permite que o governo fique aberto por mais 45 dias, dando à Câmara e ao Senado mais tempo para finalizar sua legislação de financiamento dos serviços públicos.
O projeto de lei foi elaborado pelo presidente da Câmara, Kevin McCarthy, republicano da Califórnia, e aloca fundos de ajuda humanitária, mas não inclui nova assistência financeira para a guerra em curso da Ucrânia com a Rússia.
Desde o início da guerra em grande escala da Rússia na Ucrânia, os EUA destinaram mais de 43 mil milhões de dólares em assistência de segurança para Kiev.
A aprovação do projeto provisório, denominado HR 5860, teve 335 votos a favor e 91 contra na Câmara. No Senado, foram 88 votos a favor e 9 contrários.
“Acabei de assinar uma lei para manter o governo aberto por 47 dias”, postou o presidente. “Peço veementemente ao Congresso que comece a trabalhar imediatamente. O povo americano espera que o seu governo funcione. Vamos garantir que isso aconteça”, disse.
Você leu que EUA evitam shutdown. Para mais notícias como esta, clique aqui.