Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA evitam shutdown e Mike Johnson passa em seu primeiro teste na Câmara

EUA evitam shutdown e Mike Johnson passa em seu primeiro teste na Câmara

Os Estados Unidos evitaram o shutdown, ou seja, paralisação das atividades do governo, ao menos temporariamente.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na noite de terça-feira (14), uma Resolução Contínua destinada a prorrogar o financiamento governamental a órgãos e agências norte-americanas até o ano de 2024.

A medida, que obteve 336 votos a favor e 95 contra, visa evitar o shutdown, que representa a paralisação total do governo do país.

Essa iniciativa é uma resposta à ausência de aprovação do Orçamento para o próximo ano pelo governo norte-americano.

Na quarta-feira (15), foi a vez do Senado aprovar o projeto, por 87 votos a 11. As aprovações ocorreram próximo à data-limite para a paralisação dos serviços, que seria a meia-noite de sexta-feira (17).

Publicidade
Publicidade

O autor da proposta é o presidente da Câmara norte-americana, o republicano Mike Johnson, em seu primeiro grande teste no cargo.

Recém-eleito, Mike Johnson, anunciou uma proposta de financiamento “faseado” do governo. Um primeiro projeto estende o financiamento até 19 de janeiro, incluindo temas militares, transporte, habitação e energia. A segunda parte estende o financiamento até 2 de fevereiro e inclui recursos para o restante do governo.

Conforme o texto, os recursos serão estendidos até 19 de janeiro de 2024 para as seguintes agências e programas norte-americanos: Lei de Dotações para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Administração de Alimentos e Medicamentos e Agências Relacionadas; Lei de Desenvolvimento de Energia e Água e Dotações de Agências Relacionadas; Lei de Construção Militar, Assuntos de Veteranos e Dotações de Agências Relacionadas; e Lei de Dotações para Transporte, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Agências Relacionadas. Para as demais instituições federais, a proposta amplia a extensão do pagamento da verba até 2 de fevereiro de 2024.

Em 30 de setembro, tanto a Câmara quanto o Senado norte-americanos aprovaram um projeto para temporariamente liberar o financiamento de agências e órgãos federais do país. Assim, os EUA evitaram o shutdown em 1 de outubro, marcando o início do ano fiscal de 2024, e mantiveram as atividades por pelo menos 45 dias, que venceriam agora nesta sexta-feira (17).