Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Estados Unidos em recessão: veja o que avalia ex-consultora do Fed de Dallas

Estados Unidos em recessão: veja o que avalia ex-consultora do Fed de Dallas

Os Estados Unidos em recessão? A analista Danielle DiMartino Booth, ex-consultora do Federal Reserve (Fed) de Dallas aponta que o país pode já estar em uma recessão simples. Ela destacou sinais que indicam uma recessão, iniciada possivelmente em outubro do ano passado.

Entre os principais indicadores mencionados pela especialista estão o enfraquecimento do mercado de trabalho e o aumento dos pedidos de falência do Chapter 11. Esses fatores, segundo DiMartino Booth, são sinais claros de que a economia americana enfrenta dificuldades significativas.

“O declínio dos preços de moradias e o aumento da oferta de apartamentos sugerem que essa tendência pode continuar”, acrescentou.

EUA: IA pode ameaçar empregos no país

Além dos sinais econômicos tradicionais, a adoção da inteligência artificial (IA) pelas empresas tem desempenhado um papel crucial na resposta à crise econômica. De acordo com a pesquisa divulgada pela CNBC, no primeiro trimestre do ano, quase 60% das empresas estão utilizando IA como uma ferramenta para cortar custos. Entre as maiores empresas, o uso da IA subiu para 84,2%, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.

“Os diretores financeiros dos Estados Unidos — encarregados de controlar custos em uma crise econômica — demonstraram claramente que a IA se tornará um pilar à medida que o capítulo um da implementação desta tecnologia continua a se desenrolar, substituindo pessoal por tecnologia”, disse DiMartino Booth.

Publicidade
Publicidade

Uma conjunção de fatores causa temor no mercado nesta segunda. Dados fracos nos EUA sugerem maiores chances de recessão. A alta de juros no Japão provoca uma reversão de operações de carry trade (estratégia de investimento onde uma pessoa toma emprestado dinheiro em uma moeda com uma taxa de juros baixa, como estava o iene japonês, e o investe em uma moeda não tão depreciada em uma economia com taxa de juros mais alta, como o real).

Você leu sobre Estados Unidos em recessão. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!