Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Em carta, Trump defende Bolsonaro e critica governo Lula

Em carta, Trump defende Bolsonaro e critica governo Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro na qual manifesta forte crítica ao atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e expressa preocupação com o que chama de ataques à liberdade de expressão no Brasil.

Na carta, Trump afirma que Bolsonaro está sendo vítima de um “sistema injusto” e que o julgamento contra ele deveria ser encerrado imediatamente. Segundo o ex-presidente americano, Bolsonaro “foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, e ainda destaca que o ex-presidente continua liderando as pesquisas eleitorais no Brasil.

Trump também compara a situação brasileira à dos Estados Unidos, afirmando que o governo atual de ambos os países promove “ataques à liberdade de expressão”. Ele ressalta que já manifestou sua desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de medidas como a política de tarifas.

Carta de Trump pede que governo brasileiro mude o rumo

O presidente americano encerra a carta desejando que o governo brasileiro “mude de rumo, pare de atacar adversários políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo”, afirmando que estará acompanhando de perto os desdobramentos.

Confira abaixo a carta de Trump, na íntegra:

Publicidade
Publicidade

“Prezado Sr. Bolsonaro,

Tenho acompanhado o tratamento terrível que você está recebendo de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deveria terminar imediatamente! Não estou surpreso em ver que você lidera as pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — promovidos pelo governo atual.

Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política de tarifas.

É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar adversários políticos e ponha fim a esse regime de censura ridículo. Estarei observando de perto.”