Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Eleições: tudo o que você precisa saber

Eleições: tudo o que você precisa saber

Com a proximidade das Eleições de 2024, é fundamental se preparar para exercer o direito de voto com tranquilidade.

Além de ser uma obrigação legal para muitos, participar das eleições fortalece a democracia no Brasil. Saiba a seguir as principais informações sobre o processo eleitoral deste ano.

Quais os cargos para votar neste ano?

Nas Eleições Municipais de 2024, você vai votar para os seguintes cargos:

  • Prefeito e vice-prefeito: responsáveis pela administração do município, garantindo a implementação de políticas públicas e serviços para a população.
  • Vereador: representante no legislativo municipal, responsável por criar e aprovar leis municipais e fiscalizar o trabalho do prefeito.

No primeiro turno, marcado para 6 de outubro, você escolherá os candidatos para prefeito e vereador. Caso nenhum candidato a prefeito receba mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 27 de outubro.

Como votar nas eleições?

No dia da eleição, você vai votar em uma urna eletrônica, em duas etapas:

Publicidade
Publicidade
  1. Voto para vereador: digite o número do seu candidato (composto por cinco dígitos) ou o número do partido, se preferir votar na legenda.
  2. Voto para prefeito: o número do candidato a prefeito é composto por dois dígitos.

Após digitar o número do candidato, confirme seu voto na tecla “CONFIRMA”. Se errar, basta apertar “CORRIGE” para refazer o processo. Após registrar todos os votos, a palavra “FIM” aparecerá na tela.

O que levar para as eleições?

No dia 6 de outubro, lembre-se de levar um documento oficial com foto para se identificar na seção eleitoral. São aceitos:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Passaporte;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Identidade social (para pessoas trans e travestis).

Você também pode usar o aplicativo e-Título como documento, desde que tenha foto e biometria cadastradas na Justiça Eleitoral.

Leia também:

Onde posso justificar meu voto?

Se estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, é possível justificar sua ausência por dois meios:

  • Aplicativo e-Título: acesse o menu “Mais Opções” e selecione “Justificativa de ausência”.
  • Formulário de justificativa: disponível em PDF no site do TSE ou em locais de votação, que deve ser preenchido e entregue.

Lembre-se: o prazo para justificar a ausência no 1º turno vai até 5 de dezembro e, no caso do 2º turno, até 7 de janeiro de 2025.

Perdi meu título de eleitor, e agora?

Se você perdeu o título de eleitor, não precisa se preocupar. Basta baixar o e-Título, aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, disponível para iOS e Android. O app funciona como uma via digital do seu título e oferece várias funcionalidades, como consulta ao local de votação e situação eleitoral. Além disso, você pode votar apenas com um documento oficial com foto.

Se não votar no primeiro turno, posso votar no segundo?

Sim, mesmo que você não tenha votado no primeiro turno, ainda poderá votar no segundo turno, desde que sua situação eleitoral esteja regular. Caso não possa comparecer em ambos os turnos, será necessário justificar a ausência ou pagar uma multa de R$ 3,51 por turno não votado.

Você leu sobre Eleições. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!