A corrida presidencial das eleições dos EUA começou a esquentar de vez. Pesquisa do Instituto Ipsos mostrou um empate técnico entre o presidente Joe Biden e o candidato republicano, Donald Trump.
Trump lidera com 43% das intenções de voto entre eleitores registrados, enquanto Biden aparece com 41%, uma diferença que está dentro da margem de erro da pesquisa, de 3%. Considerando essa margem, há empate técnico.
O levantamento, realizado online e divulgado nesta quarta-feira (17), consultou 1.202 adultos em todo o país, incluindo 992 eleitores registrados, nos dois dias seguintes ao atentado. Os resultados sugerem que a tentativa de assassinato contra Trump pode não ter provocado uma mudança significativa no sentimento dos eleitores.
Outro ponto da pesquisa é o crescente clima de preocupação entre os eleitores sobre o futuro do país. Cerca de 80% dos entrevistados, incluindo proporções semelhantes de democratas e republicanos, concordam que “o país está saindo de controle”.
Eleições dos EUA: Biden diz que só desiste com ordens médicas
Enquanto isso, o presidente Biden afirmou que só desistiria de tentar se reeleger caso surgisse “alguma condição médica” que afetasse suas atividades. A declaração foi feita durante uma entrevista à emissora BET.
Quando questionado sobre o que poderia levá-lo a pensar em deixar a disputa, Biden, de 81 anos, respondeu: “Se eu tivesse alguma condição médica que surgisse, ou se os médicos viessem até mim e dissessem, você tem esse problema.”
O atual chefe do executivo do país tem enfrentado cada vez mais pressão para abrir mão de sua candidatura em prol de um nome mais jovem, como o de sua própria vice-presidente Kamala Harris. Porém, ainda há dúvidas, em torno dos Democratas sobre se ela tem maturidade o suficiente para ser uma líder de fato.
Ainda hoje, Biden enfrentou outro fogo amigo, desta vez vindo do deputado democrata da Califórnia, Adam Schiff. Ele fez um apelo para que Biden se retire da corrida presidencial. Em uma declaração, Schiff expressou “sérias preocupações sobre se o presidente conseguiria derrotar Donald Trump em novembro”.
“Embora a decisão de se retirar da campanha seja exclusivamente do presidente Biden, acredito que é hora de ele passar o bastão”, afirmou Schiff, que é o candidato democrata para uma cadeira no Senado dos EUA pela Califórnia e considerado um forte favorito para vencer em novembro.
Você leu sobre eleições dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!