Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CPI: inflação dos EUA sobe 0,2% em fevereiro, abaixo do esperado

CPI: inflação dos EUA sobe 0,2% em fevereiro, abaixo do esperado

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,2% em fevereiro em relação a janeiro, de acordo com dados ajustados sazonalmente divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Departamento do Trabalho dos EUA.

O resultado ficou abaixo das expectativas, já que o consenso de analistas previa um aumento de 0,3% na comparação mensal. 

No acumulado de 12 meses, o índice subiu 2,8%, superando a expectativa de 2,9%.

Núcleo do CPI

O núcleo da inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, registrou um aumento de 0,2% também abaixo da previsão de 0,3%.

No período anual, o núcleo registrou um aumento de 3,1%, ficando ligeiramente abaixo da projeção de 3,2%.

Expectativa e impacto no rumo dos juros

Este é o primeiro de dois dados importantes sobre a inflação que serão divulgados esta semana. O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) será publicado na quinta-feira (13), às 9h30.

Ambos os índices ajudam os investidores a avaliar as possíveis direções para as taxas de juros nos Estados Unidos, pois fornecem uma base para projetar o PCE, o índice de inflação preferido pelo Federal Reserve, que será divulgado no final do mês.

Antes da divulgação desta quarta-feira, a expectativa predominante era de uma pausa no ciclo de corte de juros até a reunião de junho. Após essa pausa, o mercado projetava três cortes de juros ao longo do ano: em junho, julho e outubro.

Contudo, nos últimos dias, aumentaram as preocupações sobre uma desaceleração econômica mais duradoura nos EUA, impulsionada pela incerteza em torno das tarifas impostas pelo novo governo americano.

Tá, e aí?Stephan Kautz

Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, destaca que considera esse resultado abaixo do esperado um sinal positivo, indicando que a inflação está controlada.

Em sua análise, ele comenta que, em um cenário “normal”, seria possível esperar a continuidade do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos. No entanto, ele observa que, devido à incerteza em torno das tarifas comerciais e seus possíveis impactos sobre a inflação e a atividade econômica, o Federal Reserve (Fed) provavelmente adotará uma postura mais cautelosa antes de prosseguir com os cortes.

Kautz explica que, caso as tarifas não gerem pressões inflacionárias significativas e a economia mostre sinais de desaceleração, o Fed poderá retomar os cortes de juros. “Com os dados de hoje, vemos que a inflação está evoluindo de forma favorável, e isso abre espaço para o Fed retomar a política de cortes”, afirma o economista.

Ouça o áudio completo:

Você leu sobre o CPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!