Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CPI dentro do previsto reforça projeção de queda de juros nos EUA

CPI dentro do previsto reforça projeção de queda de juros nos EUA

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,2% em julho, em linha com as expectativas e diante de recuo de 0,1% em junho. Na comparação anual, a alta do CPI é de 3%, também dentro do esperado.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis, subiu 0,2% na comparação mensal e 3,2% na anual, exatamente como o previsto.

O resultado reforça a expectativa dominante de corte de juros em setembro.

CPI: taxa anual é a mais baixa desde março de 2021

A taxa anual é a mais baixa desde março de 2021, enquanto o núcleo é o mais baixo desde abril de 2021, de acordo com o relatório do Bureau of Labor Statistics, do Departamento de Trabalho dos EUA. 

Um aumento de 0,4% nos custos de moradia foi responsável por 90% do aumento da inflação de todos os itens. Os preços dos alimentos aumentaram 0,2%, enquanto a energia ficou estável.

Embora a inflação dos alimentos tenha sido suave no mês, várias categorias tiveram aumentos consideráveis, principalmente os ovos, que subiram 5,5%. Cereais e itens de panificação caíram 0,5%, enquanto laticínios e produtos relacionados caíram 0,2%.

gráfico CPI
CPI por categoria. Fonte: BLS

Tá, e aí?Stephan Kautz

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, o dado do CPI é positivo, apesar da reaceleração dos preços dos aluguéis. A expectativa, ele explica, é que os custos com moradia caiam nos próximos meses. “Não vejo uma mudança de tendência”, diz.

Kautz enfatiza que o resultado em linha ajuda o Federal Reserve (Fed) no discurso de começar a cortar juros em setembro, mas o número do CPI ainda não é o suficiente para um corte de 50 pontos-base, como vê parte do mercado. “Eles ainda precisam primeiro sinalizar que vão cortar juros em setembro. E a gente espera que o Fed tenha cautela. Por isso, mantemos a perspectiva de corte de 25 pontos-base”.

Ouça o áudio na íntegra:

PPI também foi positivo

Divulgado na terça-feira (13), o Índice de Preços ao Produtor (PPI) subiu 0,1% em julho, ante 0,4% de junho e expectativa de alta de 0,2%. Na comparação anual, o PPI subiu 2,2% em julho, ante 3% em junho e projeção de 2,7%.

Você leu sobre o CPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!