O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,2% em julho, em linha com as expectativas e diante de recuo de 0,1% em junho. Na comparação anual, a alta do CPI é de 3%, também dentro do esperado.
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis, subiu 0,2% na comparação mensal e 3,2% na anual, exatamente como o previsto.
O resultado reforça a expectativa dominante de corte de juros em setembro.
CPI: taxa anual é a mais baixa desde março de 2021
A taxa anual é a mais baixa desde março de 2021, enquanto o núcleo é o mais baixo desde abril de 2021, de acordo com o relatório do Bureau of Labor Statistics, do Departamento de Trabalho dos EUA.
Um aumento de 0,4% nos custos de moradia foi responsável por 90% do aumento da inflação de todos os itens. Os preços dos alimentos aumentaram 0,2%, enquanto a energia ficou estável.
Embora a inflação dos alimentos tenha sido suave no mês, várias categorias tiveram aumentos consideráveis, principalmente os ovos, que subiram 5,5%. Cereais e itens de panificação caíram 0,5%, enquanto laticínios e produtos relacionados caíram 0,2%.

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, o dado do CPI é positivo, apesar da reaceleração dos preços dos aluguéis. A expectativa, ele explica, é que os custos com moradia caiam nos próximos meses. “Não vejo uma mudança de tendência”, diz.
Kautz enfatiza que o resultado em linha ajuda o Federal Reserve (Fed) no discurso de começar a cortar juros em setembro, mas o número do CPI ainda não é o suficiente para um corte de 50 pontos-base, como vê parte do mercado. “Eles ainda precisam primeiro sinalizar que vão cortar juros em setembro. E a gente espera que o Fed tenha cautela. Por isso, mantemos a perspectiva de corte de 25 pontos-base”.
Ouça o áudio na íntegra:
PPI também foi positivo
Divulgado na terça-feira (13), o Índice de Preços ao Produtor (PPI) subiu 0,1% em julho, ante 0,4% de junho e expectativa de alta de 0,2%. Na comparação anual, o PPI subiu 2,2% em julho, ante 3% em junho e projeção de 2,7%.
Você leu sobre o CPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!