Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação ao produtor dos EUA vem abaixo do esperado, reforçando corte de juros em setembro

Inflação ao produtor dos EUA vem abaixo do esperado, reforçando corte de juros em setembro

O Índice de Inflação ao Produtor (PPI) dos Estados Unidos (EUA) subiu 0,1% em julho, ante 0,4% de junho e expectativa de alta de 0,2%. Na comparação anual, o PPI subiu 2,2% em julho, ante 3% em junho e projeção de 2,7%.

O núcleo do PPI, que exclui alimentos, energia e transportes, itens voláteis, ficou estável em julho e subiu 2,4% na comparação anual.

O PPI mede os preços de venda que os produtores obtêm por bens e serviços. O dado foi divulgado pelo Bureau of Labor Statistics, do Departamento do Trabalho, nesta terça-feira (13).

gráfico inflação ao produtor dos EUA
Fonte: BLS, Departamento de Trabalho dos EUA

Inflação ao produtor antecede inflação ao consumidor

O resultado abre ainda mais espaço para que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, comece a reduzir juros a partir de setembro – como aguardo o mercado. A dúvida é se o corte será de 25 ou 50 pontos-base. A EQI Asset projeta, no cenário-base, dois cortes de 25 pontos-base ainda em 2024, sendo um em setembro e outro em dezembro.

Na quarta-feira (14) será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que complementa o dado de hoje de inflação ao produtor, balizando melhor as projeções para o novo ciclo de política monetária nos EUA.