O Índice de Inflação ao Produtor (PPI) dos Estados Unidos (EUA) subiu 0,1% em julho, ante 0,4% de junho e expectativa de alta de 0,2%. Na comparação anual, o PPI subiu 2,2% em julho, ante 3% em junho e projeção de 2,7%.
O núcleo do PPI, que exclui alimentos, energia e transportes, itens voláteis, ficou estável em julho e subiu 2,4% na comparação anual.
O PPI mede os preços de venda que os produtores obtêm por bens e serviços. O dado foi divulgado pelo Bureau of Labor Statistics, do Departamento do Trabalho, nesta terça-feira (13).

Inflação ao produtor antecede inflação ao consumidor
O resultado abre ainda mais espaço para que o Federal Reserve (Fed), banco central americano, comece a reduzir juros a partir de setembro – como aguardo o mercado. A dúvida é se o corte será de 25 ou 50 pontos-base. A EQI Asset projeta, no cenário-base, dois cortes de 25 pontos-base ainda em 2024, sendo um em setembro e outro em dezembro.
Na quarta-feira (14) será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), que complementa o dado de hoje de inflação ao produtor, balizando melhor as projeções para o novo ciclo de política monetária nos EUA.