Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CPI: inflação vem em linha e confirma expectativa de corte de juros nos EUA

CPI: inflação vem em linha e confirma expectativa de corte de juros nos EUA

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,3% em novembro, após ter subido 0,2% em cada um dos meses anteriores. Em 12 meses, a alta é de 2,7%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis (alimentos e energia), subiu 0,3%, assim como na leitura dos três meses anteriores.

Na comparação anual, o núcleo do CPI subiu 3,3%, mesma leitura de outubro. A divulgação foi feita pelo Bureau of Labor Statistics (BLS) nesta quarta-feira (11).

CPI EUA novembro
CPI: leitura mensal. Fonte: BLS

CPI confirma projeção de corte de 25 pontos-base dos juros

Os números do CPI vieram em linha com o esperado pelo mercado e confirmam a expectativa de corte de 25 pontos-base nos juros americanos na próxima reunião do Federal Reserve (Fed), banco central americano, a ser realizada no próximo dia 18 de dezembro.

Embora a inflação esteja bem abaixo da máxima de 40 anos observada em meados de 2022, ela permanece acima da meta anual de 2% do Fed. Alguns formuladores de políticas vêm expressando frustração com a resiliência da inflação e indicam que o ritmo dos cortes de juros pode precisar desacelerar se não houver mais progresso nos indicadores.

Publicidade
Publicidade

Grande parte do aumento do CPI em novembro veio dos custos com moradia, que subiram 0,3% e têm sido um dos componentes mais teimosos da inflação. Autoridades do Fed e muitos economistas esperam que a inflação relacionada à habitação diminua à medida que novos aluguéis são negociados, mas o item continua a aumentar a cada mês.

O BLS estimou que o item moradia, que tem cerca de um terço de peso no cálculo do CPI, representou cerca de 40% do aumento total em novembro. O índice subiu 4,7% em uma base de 12 meses em novembro.

Os preços dos veículos usados subiram 2% mensalmente, enquanto os preços dos veículos novos aumentaram 0,6%, revertendo a tendência recente de recuo. Os custos dos alimentos aumentaram 0,4% mensalmente e 2,4% na comparação ano a ano, enquanto o item energia aumentou 0,2%, mas caiu 3,2% ao ano.

CPI por categoria
CPI por categoria. Fonte: BLS

Tá, e aí?Stephan Kautz

Para Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, o CPI veio em linha, sem mudança para a expectativa de corte de juros pelo Fed dia 18. Ele acredita, no entanto, que, após o corte esperado de 25 pontos-base, o banco central americano deve sinalizar maior cautela, promovendo cortes trimestrais e não mais a cada reunião.

Na análise dos dados de inflação, Kautz destaca que ouve novamente aumento no preço dos automóveis, sendo a segunda alta consecutiva, o que chama atenção, especialmente em itens que deveriam apresentar uma desaceleração mais significativa – o que pode ainda ocorrer nas próximas leituras.

Outro item de destaque foram os gastos com moradia, cuja queda deve se consolidar nos próximos meses. “Um terço do núcleo da inflação é no setor de houve, ou seja, custos de moradia. E o recuo deve se consolidar e ajudar na leitura da inflação nos próximos meses”, diz.

Ouça o áudio na íntegra:

Você leu sobre a inflação norte-americana medida pelo CPI. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!