Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CLT para servidor público tem mudanças

CLT para servidor público tem mudanças

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pelo fim da obrigatoriedade do regime jurídico único para o servidor público. Com isso, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT para o servidor público, esses funcionários deverão seguir as mesmas normas trabalhistas aplicáveis aos empregados do setor privado. Essa mudança já havia sido aprovada em dois turnos, obtendo 3 dos 5 votos necessários na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O julgamento, que teve início em 2020, foi conduzido pela ministra Carmen Lúcia, relatora do caso, que considerou a emenda inconstitucional, segundo informações do site da Veja. Apenas os ministros Edson Fachin e Luiz Fux acompanharam seu voto. A maioria, composta pelos ministros Nunes Marques, Flávio Dino, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, votou a favor da validade da emenda.

O que muda na CLT para servidor público?

A decisão do STF traz mudanças significativas para a carreira pública. Entre elas, a principal é a retirada da estabilidade para servidores sob o regime CLT. Esses funcionários terão um vínculo menos estável, mas continuam a ter direitos como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias remuneradas e 13º salário. A partir de agora, os órgãos públicos deverão especificar o regime de contratação nos editais de concurso, permitindo que os candidatos conheçam previamente os direitos e deveres vinculados ao cargo.

A decisão também afeta o papel dos servidores públicos em suas funções administrativas, que devem seguir padrões éticos e restrições políticas no exercício de suas funções, mesmo sob a CLT, algo que difere das práticas do setor privado.

Você leu sobre CLT para servidor público. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!

Publicidade
Publicidade