Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
China suspende importação de soja brasileira de 5 empresas

China suspende importação de soja brasileira de 5 empresas

China suspende importação de soja de 5 empresas brasileiras por falhas fitossanitárias; medida afeta principais exportadores do grão

A China, maior compradora mundial de soja, suspendeu o embarque do grão de cinco empresas brasileiras por não conformidade com exigências fitossanitárias. 

Segundo informações da agência Reuters, a medida começou a valer em 8 de janeiro e envolve as empresas Terra Roxa Comércio de Cereais, Olam Brasil e C.Vale Cooperativa Agroindustrial. Posteriormente, em 14 de janeiro, a alfândega chinesa ampliou a suspensão para a Cargill Agrícola e a ADM do Brasil.

De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, a decisão foi motivada após a detecção de contaminações químicas, pragas ou insetos em cargas enviadas ao país asiático. A Administração Geral das Alfândegas da China e as controladoras das empresas afetadas não comentaram o caso até o momento.

Publicidade
Publicidade

Outra fonte comentou que a suspensão foi identificada ao tentar realizar o desembaraço aduaneiro no sistema chinês, mas não foi possível prosseguir com o processo para as cargas das empresas envolvidas.

Embora a duração da suspensão não tenha sido divulgada, fontes do setor acreditam que ela seja temporária, dependendo da capacidade das empresas brasileiras de identificar as falhas e apresentar um plano corretivo para as inconformidades.

A China é o principal destino da soja brasileira e responde por mais de 60% das importações do grão, sendo o Brasil seu maior fornecedor.

Você leu sobre soja. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!