Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
BYD desenvolve design especial para o Brasil

BYD desenvolve design especial para o Brasil

A BYD (SHE: 002594), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, está dando passos decisivos para se consolidar no mercado brasileiro. Segundo Stella Li, vice-presidente executiva global da companhia, até o final de 2025 a empresa terá dois modelos desenvolvidos com “design especial para o Brasil”, marcando um novo capítulo na adequação da montadora às preferências locais.

Esse movimento reflete a estratégia da BYD de ampliar sua atuação no Brasil, onde já detém 2,98% do mercado automotivo e ocupa a décima posição nas vendas de carros e comerciais leves. A fábrica em Camaçari (BA), com inauguração prevista para março de 2024, será o centro dessa transformação. Para colocar tirar o plano do papel, a empresa já prepara a equipe local de engenharia e design. “Vamos ter pelo menos 2 mil pessoas trabalhando na área de pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, disse Li em entrevista exclusiva ao Valor e à revista “Autoesporte”.

Inicialmente, a produção será baseada em kits importados da China, mas a partir de 2025, vai contar com fabricação local, incluindo motores flex que utilizam etanol, tecnologia que promete ser um diferencial da marca no país.

A linha de montagem em Camaçari, fruto de um investimento de R$ 5 bilhões, vai ter capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo alcançar 300 mil em fases futuras. Entre os modelos planejados para produção estão o utilitário híbrido plug-in Song Pro, equipado com motor flex, e o Dolphin mini, o veículo 100% elétrico mais vendido no Brasil.

Além de investir em infraestrutura, a BYD aposta no treinamento intensivo de sua equipe. A empresa planeja empregar 20 mil pessoas até 2025, das quais metade será contratada já no próximo ano. Profissionais brasileiros têm participado de programas de treinamento na China, enquanto especialistas chineses vêm ao Brasil para transferir conhecimento e adaptar processos ao mercado local.

Apesar de desafios como denúncias recentes relacionadas às condições de trabalho em sua fábrica, a BYD reafirma seu compromisso com segurança e responsabilidade social. “Trazemos um tipo de inovação que será capaz de mudar a indústria”, destacou Stella Li. A executiva também projeta um futuro onde estações de carregamento de baterias sejam tão comuns quanto postos de combustíveis, refletindo o avanço na infraestrutura para veículos elétricos.

Desde sua chegada ao Brasil, em 2015, a BYD tem diversificado sua atuação, com fábricas de ônibus elétricos, painéis solares e baterias. Agora, a expansão internacional acelera, com planos para uma nova fábrica no México em 2025, consolidando sua liderança global no mercado de veículos elétricos e ampliando sua presença nas Américas e na Europa.

Você leu sobre BYD. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!