Um dos maiores investidores do mercado financeiro, Warren Buffett, manifestou sua crescente preocupação com o aumento de fraudes que exploram sua imagem para promover produtos de investimento e apoiar candidatos políticos nas redes sociais. Ele enfatizou que não recomenda em quem as pessoas devem votar.
Diante da gravidade da situação, a Berkshire Hathaway, sua empresa, tomou a decisão rara de emitir um aviso em destaque na página inicial de seu site. Esse alerta ocorre em um momento de intensa polarização política nos Estados Unidos, com a disputa acirrada entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump.
Leia também:
A situação também tem gerado divisões entre influentes figuras do mercado financeiro e tecnológico, como Elon Musk, Bill Ackman e Mark Cuban. O The New York Times reportou recentemente que Bill Gates está apoiando Kamala Harris com uma doação de US$ 50 milhões a uma organização sem fins lucrativos que promove sua candidatura.
Já Elon Musk contribuiu com aproximadamente US$ 44 milhões para seu grupo de apoio a Donald Trump na primeira quinzena de outubro, de acordo com divulgações federais.
A nota oficial afirma que “com o crescente uso das redes sociais, têm surgido inúmeras alegações fraudulentas sobre o suposto apoio do Sr. Buffett a produtos de investimento, assim como seu endosso e suporte a candidatos políticos. O Sr. Buffett atualmente não apoia, nem apoiará no futuro, produtos de investimento ou candidatos políticos.”
Buffet: “não recomendo em quem votar”
Em uma entrevista à CNBC, Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, explicou a razão por trás do comunicado:
“Estou preocupado com pessoas se passando por mim, e é por isso que colocamos essa nota no site da Berkshire. Ninguém deve acreditar em alguém que diga que eu estou recomendando como investir ou em quem votar.”
A decisão de emitir o comunicado ocorreu, em parte, após um falso apoio político ser veiculado no Instagram da Meta. “Eu nem sei como acessar o Instagram,” disse ainda à CNBC, ressaltando que “qualquer coisa que as pessoas vejam com minha imagem ou minha voz, simplesmente não sou eu.”
Você leu sobre Buffett: “não recomendo em quem votar”. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!