Que tal curtir um programa em família neste feriado e, ao mesmo tempo, ensinar finanças pessoais aos filhos?
Uma ótima dica é a série animada “Clube Secreto dos Milionários” (no original, Secret Millionaires Club), disponível no Youtube.
A série apresenta o megainvestidor Warren Buffett como mentor para um grupo de crianças, orientando-as em diversas situações do dia a dia relacionadas a negócios e finanças.
A seguir, saiba mais sobre os ensinamentos de Warren Buffet para crianças e conheça algumas dicas sobre o que é preciso para ter sucesso desde cedo nos negócios.
Warren Buffet para crianças: The Secret Millionaires Club
A série mostra como Buffett, um mentor secreto, orienta Radley, Elena, David, Lisa e seu robô Starty frente a várias situações práticas envolvendo finanças.
Ao todo, são vinte e seis episódios, todos em inglês, que mostram diferentes contextos, relacionados a situações que exigem estratégias das crianças. Por exemplo, como elas podem ajudar determinado comerciante da região que tem dificuldades com os clientes? De que maneira conseguir dinheiro para comprar o que desejam? E assim por diante.
Mas os ensinamentos de Buffett às crianças não se resumem a orientações sobre questões financeiras. Além disso, a séria aborda valores familiares e éticos, e a importância da responsabilidade sobre os próprios atos. À medida que assimilam esses valores, as crianças tornam-se responsáveis e entendem o quanto é importante investirem em si mesmas.
O episódio abaixo, por exemplo, fala sobre o trabalho em equipe:
Warren Buffett para crianças: como ter sucesso nos negócios desde cedo
Inspirado na série “Clube Secreto dos Milionários”, foi lançado em 2015 o livro “How To Start Your Very First Business” (ou “Como começar seu próprio negócio”). A obra complementa a iniciativa de Buffett no sentido de orientar crianças e jovens empreendedores a terem sucesso em suas finanças.
A seguir, confira algumas das dicas do livro:
Comece aos poucos, como um iniciante
Mesmo que a sua ideia seja grande, comece pequeno se não tiver todos os recursos necessários. Um negócio pequeno é um excelente laboratório, que pode preparar para voos mais altos e ousados.
Se não dá para iniciar com um restaurante, uma alternativa pode ser cozinhar em casa e montar um delivery, por exemplo.
Tente antecipar as necessidades de seus clientes
Se você quer ter sucesso nos negócios, ouça sempre o que os clientes têm a dizer.
No livro, Buffett dá um exemplo muito comum que ocorre em países frios. Nesse sentido, quem trabalha limpando a neve das ruas deve estar sempre de olho na previsão do tempo. Dessa forma, quando chegarem as nevascas, o serviço já estará agendado.
Não se desespere se não souber tudo sobre o seu negócio
A regra vale, claro, desde que você tenha foco e disciplina para buscar informações e aprender. Por isso, busque informações, pergunte, assista aulas, mantenha-se atualizado sempre. Nas palavras de Buffett, “quanto mais você aprende, mais você ganha.”
Abra o jogo e diga sempre o que você precisa
Poucas pessoas conseguem abrir um negócio sem precisar de ninguém. Diferentemente do que muitos pensam, precisar de auxílio – seja material ou um simples aconselhamento – não é nenhum demérito. Ao contrário, quando você encontra alguém que pode ajudar, precisará convencer essa pessoa a fazê-lo. Esse já é um bom teste para a sua capacidade de negociação.
Todos podem cair; o real fracasso é não saber levantar
Mesmo quem não é empreendedor sabe que não é nada fácil começar um negócio. Por isso, é muito importante estar preparado para momentos menos favoráveis. Nem todas as ideias ou estratégias darão certo. Quando uma falha acontecer, é preciso ter a tranquilidade de reprogramar.
Seja sempre honesto
É preciso ser sempre muito claro em relação ao que se pode entregar ao cliente. Isso porque falsas promessas rapidamente comprometem a reputação e levam o negócio ao descrédito.
Por isso, seja sempre honesto com os clientes e, se falhar, trate de reparar rapidamente o seu erro.
Você leu dicas de Warren Buffett para crianças. Para mais dicas sobre educação financeira, clique aqui!