Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Black Friday 2024: saiba tudo sobre

Black Friday 2024: saiba tudo sobre

Visada anualmente como uma grande oportunidade de promoções e descontos, a Black Friday 2024 está chegando e deve, como sempre, bombar o comércio impulsionando as vendas fora de época.

Realizada no dia 29 de novembro, a Black Friday vem na última semana do penúltimo mês do ano para aquecer as vendas natalinas.

O que é Black Friday?

A Black Friday é um evento anual de vendas, geralmente realizado na última sexta-feira de novembro, em que lojas oferecem grandes descontos em diversos produtos.

Originada nos Estados Unidos, a data marca o início da temporada de compras de fim de ano e tem como objetivo atrair consumidores com promoções especiais.

Atualmente, a Black Friday é um fenômeno global para o varejo, com participação tanto de lojas físicas quanto de e-commerces.

Expectativas para este ano

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Wake, em parceria com o Opinion Box, 32,5% dos brasileiros começaram a monitorar os preços dos produtos no final de julho, demonstrando um planejamento antecipado para aproveitar as ofertas da Black Friday 2024.

A pesquisa também revela que 37,8% dos entrevistados planejam iniciar esse acompanhamento em outubro, apenas um mês antes do evento. Os dados reforçam a tendência crescente de preparação financeira e pesquisa de mercado entre os consumidores brasileiros, que estão em busca de garantir as melhores oportunidades de compra.

O levantamento entrevistou 1.076 consumidores de todas as regiões do país, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais.

Conforme os dados, 66,4% dos consumidores afirmam que costumam economizar dinheiro especificamente para gastar durante o evento. Dentro desse grupo, 23,5% começaram a poupar após o Dia dos Pais, em agosto, três meses antes da Black Friday 2024. Outros 19,6% economizam a partir de um mês antes, enquanto 17,7% guardam dinheiro ao longo do ano todo.

Os marketplaces se destacam como os principais destinos para consumidores que buscam ofertas na Black Friday 2024, superando até mesmo sites de busca como Google (GOOGL, $GOGL34), Bing e Buscapé. O Instagram é outra plataforma ganha relevância como uma importante ferramenta de pesquisa de preços, ficando à frente das lojas físicas nesse aspecto.

A mudança comportamental de pesquisa reflete a crescente digitalização do consumo e a preferência por canais online para encontrar as melhores ofertas.

As expectativas de compra para a Black Friday 2024 são altas, com 66% dos brasileiros planejando participar do evento. No entanto, 23% dos entrevistados ainda estão indecisos e 11% não têm intenção de comprar. Entre os indecisos, 42,2% afirmam que irão às compras se encontrarem uma oferta que realmente valha a pena, enquanto 24,1% dependem de ter dinheiro disponível na data.

A Black Friday ainda é atraente para o consumidor?

Segundo o levantamento, o evento é visto como o momento ideal para adquirir itens de necessidade (55%) e de desejo (45,9%).

Além disso, há consumidores que aproveitam a data para atualizar produtos que já tem em casa, com 20,9% afirmando que compram uma versão nova de itens que já possuem.

Quais são os itens mais desejados?

Como sempre, a categoria de eletrônicos e informática domina, seguida pelos eletrodomésticos e eletroportáteis. Para esses produtos de alto valor, os descontos são atrativos, tanto para smartphones quanto notebooks, que estão entre os mais procurados.

De acordo com dados da pesquisa, a maioria dos consumidores (23,2%) pretende gastar acima de R$ 1 mil neste ano.

Quando se trata das formas de pagamento, 38,3% dos consumidores optam pelo cartão de crédito parcelado; 24% com o cartão de crédito à vista e o pix ficou para terceira opção com 22,6% dos entrevistados visando essa modalidade.

A pesquisa da Wake e do Opinion Box destaca ainda que a Black Friday deste ano aponta a expectativa é que as vendas sejam impulsionadas pelo planejamento estratégico e pela busca por descontos em produtos de alto valor.

Você leu sobre Black Friday 2024. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!