O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (12) um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros de depósito, a segunda redução no ano. A medida, amplamente antecipada pelos mercados, ocorre em meio a um cenário de crescimento econômico fraco na zona do euro e queda da inflação, que em agosto se aproximou da meta de 2% estabelecida pela instituição.
Após o anúncio, o BCE realizará uma coletiva de imprensa às 13h45 (horário de Londres) para detalhar a decisão. O foco dos analistas, no entanto, não estava apenas no corte deste mês, mas nas possíveis pistas sobre os próximos passos da política monetária.
O BCE também anunciou um corte significativo de 60 pontos-base na taxa de juros das principais operações de refinanciamento, conhecida como taxa “refi”, que agora passa a ser de 3,65%. Essa redução faz parte de um ajuste técnico antecipado pelo BCE há alguns meses.
A diferença entre as taxas de juros, que vinha sendo mantida em 50 pontos-base por vários anos, foi alvo de mudanças planejadas pelo banco em março. A partir de setembro, essa diferença será reduzida para 15 pontos-base, em uma medida que visa estimular o mercado de empréstimos interbancários.
Ações futuras do BCE
Economistas estão divididos quanto às ações futuras do BCE. Alguns acreditam que a instituição pode fazer uma pausa em sua próxima reunião, marcada para 17 de outubro, como fez em julho, antes de realizar um novo corte de 0,25 ponto percentual em 12 de dezembro.
O anúncio do Banco Central Europeu também antecede a aguardada decisão do Federal Reserve (Fed), que deve iniciar seu próprio ciclo de redução de juros nos próximos dias.
Você leu sobre BCE e taxa de juros. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!