Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Banco da Inglaterra mantém juros em 5,25% em decisão apertada

Banco da Inglaterra mantém juros em 5,25% em decisão apertada

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu manter a taxa de juros do país em 5,25% ao ano, encerrando uma série de 14 aumentos consecutivos na taxa inglesa. Isto ocorre após os últimos dados de inflação, que ficaram abaixo das expectativas.

A autoridade monetária do país vinha aumentando os juros de forma consistente desde dezembro de 2021, em uma tentativa de conter a inflação. Com isso, a taxa saiu de 0,1% para 5,25% em agosto deste ano, o maior patamar em 15 anos.

Após a divulgação do BoE, a libra esterlina caiu 0,7% em relação ao dólar. A votação, no entanto, foi apertada. O comitê de política monetária de lá, o MPC, votou com 5 votos a favor, ao passo que 4 diretores do banco votaram por um aumento de 25 pontos-base para 5,5% ao ano.

Comportamento dos juros da Inglaterra ao longo dos anos. Fonte: Banco da Inglaterra (BoE)

Banco da Inglaterra: comunicado cita sinais crescentes de política monetária mais restritiva

O MPC indicou, em seu comunicado, que há sinais crescentes do aperto na direção de uma uma política monetária mais restritiva no mercado de trabalho e na dinâmica da economia real em geral.

“O MPC continuará a monitorar de perto as indicações de pressões inflacionistas persistentes e de resiliência na economia como um todo, incluindo a rigidez das condições do mercado de trabalho e o comportamento do crescimento dos salários e da inflação dos preços dos serviços”, informou trecho do comunicado do MPC.

Publicidade
Publicidade

O comitê também votou favoravelmente para reduzir o seu estoque de compras de títulos do governo do Reino Unido em 100 bilhões de libras (aproximadamente US$ 122,6 bilhões) durante os próximos 12 meses, para um total de 658 bilhões de libras, segundo informou o Banco da Inglaterra.