Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Banco da Inglaterra mantém juros em 5,25% em decisão apertada

Banco da Inglaterra mantém juros em 5,25% em decisão apertada

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu manter a taxa de juros do país em 5,25% ao ano, encerrando uma série de 14 aumentos consecutivos na taxa inglesa. Isto ocorre após os últimos dados de inflação, que ficaram abaixo das expectativas.

A autoridade monetária do país vinha aumentando os juros de forma consistente desde dezembro de 2021, em uma tentativa de conter a inflação. Com isso, a taxa saiu de 0,1% para 5,25% em agosto deste ano, o maior patamar em 15 anos.

Após a divulgação do BoE, a libra esterlina caiu 0,7% em relação ao dólar. A votação, no entanto, foi apertada. O comitê de política monetária de lá, o MPC, votou com 5 votos a favor, ao passo que 4 diretores do banco votaram por um aumento de 25 pontos-base para 5,5% ao ano.

Comportamento dos juros da Inglaterra ao longo dos anos. Fonte: Banco da Inglaterra (BoE)

Banco da Inglaterra: comunicado cita sinais crescentes de política monetária mais restritiva

O MPC indicou, em seu comunicado, que há sinais crescentes do aperto na direção de uma uma política monetária mais restritiva no mercado de trabalho e na dinâmica da economia real em geral.

“O MPC continuará a monitorar de perto as indicações de pressões inflacionistas persistentes e de resiliência na economia como um todo, incluindo a rigidez das condições do mercado de trabalho e o comportamento do crescimento dos salários e da inflação dos preços dos serviços”, informou trecho do comunicado do MPC.

Publicidade
Publicidade

O comitê também votou favoravelmente para reduzir o seu estoque de compras de títulos do governo do Reino Unido em 100 bilhões de libras (aproximadamente US$ 122,6 bilhões) durante os próximos 12 meses, para um total de 658 bilhões de libras, segundo informou o Banco da Inglaterra.