Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Banco Central: conheça a composição da diretoria para o novo mandato

Banco Central: conheça a composição da diretoria para o novo mandato

No fim do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de nomeação do novo presidente e dos novos diretores do Banco Central (BC). A transição marcou o fim da administração da diretoria encabeçada pelo agora ex-presidente Roberto Campos Neto, que estava à frente da autoridade monetária desde o governo de Jair Bolsonaro.

Na presidência do banco, Gabriel Galípolo assume com mandato válido de 2025 a 2028. A assinatura do termo de posse ocorreu no Palácio da Alvorada, no fim de 2024. Indicado pelo presidente Lula, Galípolo teve seu nome aprovado pelo Senado após sabatina realizada em 8 de outubro. Aos 42 anos, o economista paulistano possui graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ele atuou como secretário executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad e presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021. Além disso, acumulou experiência acadêmica como professor universitário entre 2006 e 2012.

Veja quem são os novos diretores do Banco Central

Nilton David é o novo diretor de Política Monetária, no lugar de Galípolo, que assumiu a presidência do BC. Ele é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2019 é Chefe de Operações na Tesouraria do Banco Bradesco ($BBDC4).

Izabela Correa assumiu a vaga de Carolina de Assis Barros e é a nova Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Ela é analista do Banco Central, formada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science (LSE). É a atual Secretária de Integridade Pública na Controladoria Geral da União (CGU).

Gilneu Vivan substituiu Otávio Damaso na Diretoria de Regulação. Ele é analista do Banco Central, formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Gestão Financeira (UFRGS) e mestrado em Gestão Econômica e Negócios pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é o chefe do Departamento de Regulação do Banco Central.

Confira abaixo a composição completa:

  • Presidente: Gabriel Galípolo;
  • Gabinete do Presidente – Gapre: Mariane Santiago de Souza;
  • Secretaria-Executiva – Secre: Leonardo Martins Nogueira;
  • Diretor de Política Monetária – Dipom: Nilton José Schneider David​;
  • Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta – Direc: Izabela Moreira Correa​​;
  • Diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos – Direx: Paulo Picchetti;
  • Diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução – Diorf: Renato Dias de Brito Gomes;
  • Diretor de Regulação – Dinor: Gilneu Francisco Astolfi Vivan​; e
  • Diretor de Administração – Dirad: Rodrigo Alves Teixeira.

Você leu sobre Banco Central. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!