Sob a liderança de Roberto Campos Neto, o Banco Central foi reconhecido como a autoridade monetária do ano no “Central Banking Awards 2024”, divulgado nesta terça-feira (12) pelo site Central Banking.
O prêmio destaca a autonomia demonstrada pela autoridade monetária brasileira, mesmo diante de desafios enfrentados em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), elogiando especialmente a transparência, comunicação digital e compromisso ambiental.
A publicação destaca que o Banco Central do Brasil aprimorou sua transparência e comunicação, reformulou suas intervenções cambiais e apoiou a estabilidade financeira. O texto enfatiza a transformação digital nos processos do banco, o aprimoramento das credenciais de inclusão ambiental e financeira, e a modernização do ecossistema de pagamentos instantâneos, inclusive com esforços para incorporar um “real digital” em sua estrutura.
A premiação também menciona as críticas do presidente Lula e de membros da administração petista à autoridade monetária devido à lenta queda na taxa de juros. No entanto, o prêmio reconhece a resposta eficaz do Banco Central às pressões governamentais, destacando que a estratégia de aperto resultou em uma significativa redução da inflação, de 12,13% em abril de 2022 para 3,16% em junho de 2023. Apesar das divergências, o texto destaca que existe uma “conversa civilizada” entre Campos Neto e Lula.
A publicação finaliza mencionando que o Banco Central já recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo reconhecimento por sua gestão de reservas durante a pandemia de COVID-19, consolidando sua posição como uma instituição financeira de excelência e inovação.
O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, foi eleito, em 2022, presidente do ano entre os bancos centrais na América Latina.
Você leu sobre o BC reconhecido como autoridade monetária do ano. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!